Pressionando Secretário de Estado de Meio Ambiente Jairo José Isaac e 1 outro/a

A natureza ameaçada de uma das regiões mais belas e sensíveis da Serra do Espinhaço no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais clama por socorro. A criação do Parque Estadual de Botumirim é um projeto que surgiu em 1999 por ocasião da realização do projeto Proturismo pela ONG Instituto Grande Sertão-IGS, que pela primeira vez catalogou atrativos históricos e naturais desse município. Desde então, e mesmo com a paralisação do projeto de turismo, as explorações, pesquisas e registros tiveram continuidade de forma voluntária. Apesar do grande potencial já ter sido configurado pelo Proturismo, mais e mais descobertas se sucederam nesses mais de 10 anos. As ameaças também continuaram, como a fogo, a caça e a eterna ameaça da mineração.

A região pretendida para o parque é composta por Cerrado e Mata Atlântica - veredas, campos rupestres e de altitude, chegando a 1.438m. A grande maioria do córregos e rios da região, entre eles o Itacambiraçu, o Rio Noruega, Ribeirão da Onça e Ribeirão do Gigante nascem nesse conjunto de serras que cortam o municipio no sentido Norte/Sul. A riqueza de fauna e flora, além do patrimônio histórico e arqueológico tiveram poucas pesquisas e muitos impactos vem se sucedendo gerando danos irrecuperáveis. Não existe outra alternativa senão a proteção integral desse patrimônio. Essa região é indicada como prioritaria para conservação pelo Atlas da Biodiversidade de Minas gerais.

Além disso, o município de Botumirim é muito carente e necessita de formas de desenvolvimento sustentável, o que poderá ser viável com a criação dessa UC.

É nossa obrigação como cidadãos e cidadãs caminhar nessa jornada em prol do futuro do meio ambiente e das novas gerações.

Este abaixo-assinado será entregue para:
  • Secretário de Estado de Meio Ambiente
    Jairo José Isaac
  • Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad
    Secretário de Estado

Eduardo Gomes fez este abaixo-assinado do zero e agora já tem 15.444 apoiadores. Faça você também um abaixo-assinado e mude o que você quiser.

Hoje: Eduardo está contando com você!

Eduardo Gomes precisa do seu apoio na petição «Secretário Jairo José Isaac: Criação de Unidade de Conservação de Proteção Integral - Parque Estadual de Botumirim-MG». Junte-se agora a Eduardo e mais 15.443 apoiadores.