Hospital Regional de Jundiaí precisa ajudar HSV em cirurgias eletivas ortopédicas

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 5.000!

O presente abaixo assinado destina-se à Secretaria de saúde Estadual de SP e visa o movimento para que o Hospital Regional de Jundiaí possa ampliar o seu contrato de gestão para atender as cirurgias eletivas ortopédicas de alta complexidade, mais especificamente as cirurgias para próteses de joelho e quadril.

Para pacientes eletivos, a colocação de prótese em quadril (artroplastia de quadril) tem média de espera de 03 (três) anos, enquanto a espera para colocação de prótese em joelho (artroplastia de joelho) tem média de 05 (cinco) anos, de acordo com as informações prestadas pela Secretaria de saúde de Jundiaí, muito embora saibamos que não há fila de espera para cirurgias ortopédicas de alta complexidade para os atendimentos de urgência e emergência realizados pelo Pronto Socorro Ortopédico do hospital.

Analisando os parâmetros do Ministério da Saúde para serviços que realizam assistência de alta complexidade em traumatologia e ortopedia (Portaria MS/GM nº 1631 de 01/10/2015), é constatado que o Hospital São Vicente (HCSVP) supera, em muito, os parâmetros para cirurgias ortopédicas, no qual é esperado, pelo número de leitos ortopédicos que o hospital possuí - (18), o número anual de 720 cirurgias ortopédicas e deste total 7% em alta complexidade, mas o HCSVP realizou 2.365 cirurgias ortopédicas, sendo destas 276 cirurgias de alta complexidade, o que demonstra que atua muito além de sua capacidade.

Tendo em vista que o HCSVP é o único hospital de Jundiaí na região que realiza cirurgia ortopédica de alta complexidade e, ainda, que o maior público demandante do procedimento de colocação de próteses ortopédicas apresenta crescimento gerado pelo envelhecimento da população, depreende-se que o hospital está utilizando sua capacidade operacional com muita eficiência, superando no ano de 2018 o parâmetro do Ministério da Saúde para tal serviço, e considerando por fim, que o HCSVP não possuí estrutura física e operacional para ampliar ainda mais a oferta de cirurgias eletivas ortopédicas de alta complexidade, fica evidenciado que existe a necessidade para Região de Saúde de Jundiaí de mais um serviço de referência para realização de cirurgia eletiva ortopédica de alta complexidade a fim de equalizar a demanda regional para o procedimento, o que buscamos suprir através do aumento de cirurgias eletivas no Hospital Regional.

Dr. Kachan Junior - Vice Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Jundiaí, Cirurgião Buco Maxilo Facial, colaborador do HCSVP há 22 anos.