Precisamos da Biblioteca Municipal de São Gonçalo funcionando!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!

Enquanto cidades como Niterói e Itaboraí mantém suas bibliotecas funcionando há anos, servindo a população com acesso gratuito à leitura, a cidade de São Gonçalo/RJ, dá mais uma vez sinal de retrocesso: sua única biblioteca, localizada dentro do Centro Cultural Joaquim Lavoura, está sendo DESMONTADA!Sim, senhores!Um verdadeiro descaso, uma vez que ali muitas pessoas passam suas tardes estudando, estudantes, adultos e até idosos fazem uso desse local que é da população gonçalense. Vale lembrar que ali também é o único local de acesso à internet de muitos, facilitando a vida de quem não possui esse benefício em seus lares.

“Ninguém vos fará a injustiça de julgar necessária a demonstração da utilidade de uma biblioteca popular”. Essa frase, dita por Joaquim Manuel de Macedo, quando da inauguração da Biblioteca Municipal de Itaboraí, há 145 anos, mostra a importância da biblioteca como espaço de formação de leitores, de acesso ao conhecimento e, sobretudo, como patrimônio da comunidade gonçalense.

É necessário que se mantenha a biblioteca no mesmo local onde está,porém com a devida alocação dos livros, com um espaço reservado para crianças e que haja uma rotina de limpeza no local, já que muitos frequentadores relatam que isso não acontece normalmente.

Numa cidade na qual o índice de violência entre jovens só aumenta, um espaço público de cultura ser desativado não é só revoltante, é AVILTANTE!

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO FICA!