SAÚDE CARCERÁRIA

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!

• APOIO MATERIAL DE HIGIENE PESSOAL E DE AMBIENTE

1. NÓS FAMILIARES DE PESSOAS PRIVADAS DA LIBERDADE,VEM ATRAVÉS DESSA PETIÇÃO DE FORMA RESPEITOSA E AMPARADOS POR LEI BUSCAR E LUTAR PELOS DIREITOS DA PESSOA PRIVADA DE LIBERDADE DAS 197UNIDADES PRISIONAIS DO ESTADO DE MINAS GERAIS,DIREITOS ESSES GARANTIDOS POR LEI.

*DOS FATOS:*

O MUNDO ESTÁ SOB UMA *PANDEMIA* TRAZENDO MEDO E INSEGURANÇA,ONDE NO ESTADO DO *RIO DE JANEIRO 3PESSOAS FORAM A OBITO,& 15 OBITOS ACONTECERAM NO ESTADO DE SÃO PAULO,TODOS DIAGNOSTICADOS COM COVID-19.*

*JÁ NO ESTADO DE MINAS GERAIS SÃO: 55 casos confirmados de infecção por coronavírus e 5.862 casos em investigação*

*TEMOS A CIÊNCIA QUE A NÃO AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS E HIGIÊNE PESSOAL É FUNDAMENTAL NO COMBATE AO *CORONA VIRÚS*.

*considerações*

*O artigo 5º, XLIX, da Constituição Federal,* prevê que “é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral”, mas o Estado não garante a execução da lei.

*como um interno do sistema prisional pode ter sua integridade garantida por lei sem acesso a produtos básicos a sua higiêne?*

*Segundo a Lei de Execução Penal em seus artigos 12 e 14* o preso ou internado, terá assistência material, em se tratando de higiene, a instalações higiênicas e acesso a atendimento medico,

Os demais direitos assegurados e que envolvem a assistência material não são respeitados.

*o artigo 10 da LEP:*

*“Art. 10* – “A assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade”.

Parágrafo único – A assistência estende-se ao egresso.

*Art. 11* – A assistência será:

I –material;

II – à saúde;

III – jurídica;

IV – educacional;

V –social;

VI – religiosa.

HIGIENE

Por fim, vem à parte mais complicada do sistema, a higiene. O Estado não dá ao preso nenhum material de higiene. Todo material *higiênico do preso vem por parte da família, que tenta manter a higiene do seu ente, que se encontra enclausurado.

a higiene pessoal, a limpeza da cela ou alojamento e a conservação dos objetos de uso pessoal é um DEVER do preso *(art. 39, IX, X da LEP).*

*DOS PEDIDOS*

*VISADO A INTEGRIDADE E SAÚDE DOS RECLUSOS E DOS SERVIDORES QUE DIARIAMENTE ESTÃO EM CONTATO COM OS MESMOS.*

*APOIO MATERIAL DE HIGIENE PESSOAL E DE MEIO AMBIENTE*

*DOS FATOS:*

*considerações*

*o artigo 10 da LEP:*

Parágrafo único – A assistência estende-se ao egresso.

*Art. 11* – A assistência será:

I –material;

II – à saúde;