Vitória

(Des)Cancelamento da Semana de Psicologia da FMU. Vamos conversar sobre ética?

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 1.702 apoiadores!

Boa noite, corpo discente, docente e coordenação da escola de saúde do complexo educacional FMU.

Venho por meio deste dar voz à indignação minha e de meus colegas frente ao CANCELAMENTO da Semana de Psicologia da FMU. A Semana de Psicologia da FMU é uma prática que ocorre há anos, o objetivo das faculdades que permitem aos alunos organizar e realizar a semana está na promoção de palestras e troca de conhecimentos acerca das atualidades presentes na profissão. Conforme divulgado hoje 17/08/2017 a Semana de Psicologia da FMU foi CANCELADA pela NEAP devido a falta de infraestrutura, as reservas referentes à infraestrutura foram realizadas com antecedência junto à coordenação que com apenas um dia útil para o início do evento comunicou que não havia reservado o auditório. Como prática o evento começa a ser preparado antes das férias de julho, época em que os palestrantes são convidados, os pedidos de reserva são enviados para a coordenação e as parcerias são feitas. As parcerias obtidas para esse ano foram Saraiva, Valor do Conhecimento, Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA), Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP), Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP) e Vittude. As parcerias investem na semana e com isso ganham o direito de divulgar e expor durante a semana. A faculdade se comprometeu verbalmente com a semana que é uma tradição, e resolveu um dia antes do evento comunicar a não reserva da infraestrutura necessária para o evento. Isso reflete a mais pura falta ética em uma instituição de ensino, uma imensa falta de respeito com os palestrantes que se dedicaram no preparo de suas apresentações e a pior das faltas éticas ao meu ver foi com os estudantes membros da Comissão Organizadora da Semana de Psicologia, neles a faculdade despejou a responsabilidade pelas parcerias.

A FMU, com destaque o curso de psicologia, tem passado por inúmeras faltas éticas da coordenação, reuniões foram realizadas entre representantes de sala e coordenadores dos cursos da FMU/FIAM FAAM e o único curso que não foi avisado pela coordenação e não teve representantes presentes foi o de psicologia. Semestre passado realizamos um abaixo-assinado que colheu 747 assinaturas e o entregamos para a coordenação, com a melhor das intenções entregamos um documento que comprovava o número de pessoas indignadas com as reivindicações da época, por fim neste documento a coordenação caçou o nome dos professores que o haviam assinado e trabalhavam na instituição e os demitiu junto com a leva de demissões realizadas nas férias de julho. Estas faltas éticas e este regime opressivo por parte da coordenação de ensino não podem continuar!

Alunos e professores não estão na base de uma hierarquia, somos todos integrantes e responsáveis pelo ensino e exigimos respeito! Exigimos por meio deste comunicado uma reunião com a reitora Sara Martins, com o diretor da escola de saúde da FMU Breno Schumaher Henrique e com a coordenadora do curso de psicologia Rosemary Soffner, para tratar sobre as frequentes faltas éticas cometidas pelo curso de psicologia com o corpo discente e docente. A reunião deverá ser marcada com uma semana de antecedência e os alunos comunicados, chega de reuniões de última hora, todos têm o direito de estar presente.

“Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo”.

Michel Foucault

Após a repercussão causada pelos alunos conseguimos mais uma vitória, a diretoria da saúde interviu e proporcionou os subsídios necessários para que a Semana da Psicologia da FMU ocorra. Vamos resistir sempre e lutar por nossos direitos, pois apenas com luta e resistência não permitiremos que tirem de nós o direito ao conhecimento e a uma formação digna.

Hoje: Alunos de Psicologia da FMU está contando com você!

Alunos de Psicologia da FMU precisa do seu apoio na petição «sara.martins@fmu.br: Cancelamento da Semana de Psicologia da FMU. Vamos conversar sobre o que é ética?». Junte-se agora a Alunos de Psicologia da FMU e mais 1.701 apoiadores.