Abaixo-assinado encerrado

Samarco, o Brasil não aceita novo desastre! Reforme imediatamente as outras duas barragens!

Este abaixo-assinado conseguiu 42.319 apoiadores!

Meu nome é Francisca e não caibo em mim de revolta com esse desastre ambiental de Mariana (MG). Foram 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração despejados no meio ambiente (o equivalente a 20 mil piscinas olímpicas), contendo alto índice de óxido de ferro. Lama o suficiente para soterrar o distrito de Bento Rodrigues, ceifar a vida de várias pessoas, atingir dezenas de outros distritos e cidades, afetar até outro estado (Espírito Santo) e matar o Rio Doce, dizimando animais aquáticos e terrestres e afetando milhares de pessoas pela falta d'água.

Tenho um amigo em Uberlândia mobilizado em arrecadar itens de primeira necessidade para as vítimas. Sei por ele o tamanho desse absurdo. Agora imagine um desastre bem maior! Parece aterrorizante? Pois pode estar prestes a acontecer, se a Samarco e suas controladoras não tomarem uma medida URGENTE e EFICAZ para impedir, de uma vez por todas, o rompimento das barragens de GERMANO e SANTARÉM.

A barragem de rejeitos Germano tem uma capacidade muito maior do que todas as outras. Lama o suficiente para soterrar e afetar uma extensão ambiental gigantesca e atingir um número muito maior de pessoas. Inaceitável! Tanto Santarém quanto Germano apresentam trincas, sendo que a de Germano apresenta o índice de segurança mais baixo, de apenas 1,22 em uma de suas estruturas, o que significa um fator de estabilidade de apenas 22%.

O Brasil não aceita um novo desastre! EXIGIMOS a reforma imediata das barragens! Queremos medidas para já! Assine este abaixo-assinado e nos ajude a cobrar ações e respostas efetivas da Samarco!

Hoje: Francisca Luciana está contando com você!

Francisca Luciana Albuquerque Benevides precisa do seu apoio na petição «Samarco, reforme imediatamente as outras duas barragens!». Junte-se agora a Francisca Luciana e mais 42.318 apoiadores.