Pelo afastamento imediato do Secretário de Meio Ambiente de Minas Gerais

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!

Ao Sr. Romeu Zema Neto - Governador do Estado de Minas Gerais

Os brasileiros e as entidades abaixo assinadas vêm por meio desta solicitar o imediato afastamento do Secretário Germano Luiz Gomes Vieira, Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a fim de garantir a imparcialidade e transparência na apuração das causas e responsabilidades da “Tragédia de Brumadinho”, ocorrida no dia 25 de janeiro de 2019 com o rompimento da Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, da Vale.

O secretário ocupou cargos de confiança no Governo anterior. Foi Secretário-Adjunto de Meio Ambiente de maio de 2016 a novembro de 2017 e a partir desta data até dezembro de 2018 foi Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
É fato notório que houve um desmonte da legislação ambiental do Estado e flexibilização de políticas públicas nesse período.

O secretário assinou, em dezembro de 2017, norma que alterou os critérios de risco de algumas barragens, o que permitiu a redução das etapas de licenciamento ambiental no Estado. A medida possibilitou a empresa Vale acelerar o licenciamento para alterações na barragem da Mina de Córrego do Feijão que, com seu rompimento, causou graves danos ambientais, humanos, animais, sociais, culturais, econômicos e trabalhistas, bem como centenas de mortos e desaparecidos.

Diante dos fatos narrados, e dos inquéritos em andamento, os cidadãos brasileiros e entidades signatárias solicitam ao Senhor Governador do Estado de Minas Gerais o imediato afastamento do secretário, garantindo assim a sua própria isenção ao não sustentá-lo depois de tamanha tragédia.

Esta medida de imparcialidade e transparência é a garantia de que a sociedade mineira não continuará exposta a políticas públicas ultrapassadas que promoveram as tragédias de Mariana e Brumadinho.

#afastamentoJÁ

Ecoavis