Uniesp Cumpra o Programa Uniesp Paga

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!

Em fevereiro de 2012 fomos convidados por uma instituição religiosa a participar do vestibular da Uniesp, com a promessa de faculdade de graça. Passamos no vestibular e ingressamos no curso de Licenciatura em Pedagogia.

Foi nos apresentado o programa Uniesp Paga, o diretor garantiu que nosso curso seria pago através de trabalho voluntariado, tudo que teríamos que fazer era prestar serviço para uma ONG. Foram quatro anos abrindo mão dos nossos finais de semana, de passeio com os amigos, das férias e praticamente da vida social, em prol de dar o nosso melhor resultado como acadêmicos.

Iludidos com as promessas de faculdade grátis, seguimos os estudos por oito meses sem assinar nenhum contrato com a faculdade e sem ter conhecimento do termo de garantia deste programa. Em novembro tivemos que assinar um financiamento estudantil no banco, se recusássemos teríamos que arcar com as despesas de um semestre já cursado. Segundo o diretor, os prédios da Uniesp seriam o fundo garantidor do financiamento, em caso de não termos condições de arcar com a divida e/ou a Uniesp não cumprisse o combinado o banco venderia os prédios para cobrir o financiamento.

Ao longo do curso várias regras foram surgindo para dificultar nossa jornada no programa, a cada semestre a pressão psicológica aumentava, pois diziam, "se vocês não cumprirem essas novas regras vão perder a bolsa e terão que arcar com o financiamento estudantil".

Terminamos a faculdade cumprindo todos os requisitos apresentados inicialmente a nós, porém, a Uniesp alega que não cumprimos os termos do contrato, alegam vários motivos para não cumprirem a promessa de "você na faculdade: A Uniesp paga!". Existem vários ex-alunos nesta situação, caíram em uma perfeita ilusão.

Para dizer que cumprem o programa estão pagando o financiamento de um porcento de ex-alunos.

Criamos este abaixo assinado pedindo que a Uniesp cumpra o prometido no panfleto que guardamos como prova, queremos o nosso financiamento quitado, pois, estamos recebendo cobranças do banco. Uma dívida de mais de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), isso não é certo, pois, trabalhamos todos os finais de semana, sem ter férias por quatro anos, para a Uniesp pagar esse financiamento estudantil que fomos ludibriados a assinar. Não é certo esse valor que cobraram do curso de pedagogia, porque, haviam alunos que não faziam parte do programa e pagavam apenas R$ 200,00 de mensalidade, sem a obrigação de realizar trabalhos voluntariados.

Temos a comunidade como nossa testemunha, pois atendemos dezenas de pessoas no projeto social que desenvolvemos (você poderá ter mais informações procurando nosso projeto nas redes sociais #grupogaratuja).

Ajudamos a faculdade a divulgar seu nome, fomos prestativos e elevamos o nível do nosso curso, segundo palavras dos próprios funcionários da Faculdade de Santa Bárbara (Politec/Uniesp).

Terminamos a faculdade sem dever nenhum trabalho e nenhuma disciplina, terminamos nossa jornada com excelência e ótimas notas, dentro dos quatro anos programados. Sofremos muita pressão psicológica, muita cobrança, muitos constrangimentos, muita humilhação, porém superamos tudo e agora a Uniesp nos deixa com uma dívida e mais humilhação das cobranças que estamos recebendo todos os dias. Colegas estão sem dormir, preocupados com a dívida, pois nem casa própria possuem, muitos que vivem de favor dos outros, muitos que nem emprego conseguiram após a colação de grau. Como vão conseguir pagar o banco?

Por todos esses motivos, lançamos uma campanha nas redes sociais e vamos realizar uma série de protestos em frente a unidade da Uniesp em Santa Bárbara d’Oeste/SP e onde mais for necessário, convidamos você a se juntar a nós e compartilhar nossa causa, você que também passa por esse constrangimento pode se juntar a nós, divulgue a campanha #fuienganado, nos chame nas redes sociais e venha lutar com a gente.

Por favor nos ajude a divulgar nossa história para que outros não passem pelo que estamos passando hoje, e que a Uniesp reveja nossa situação e arque com o prometido. Que as autoridades deem atenção a esse caso e que a justiça prevaleça!

#fuienganado
#naovoumecalar
#naovouaceitar

*ABAIXO NOMES DE QUEM SE JUNTOU A CAMPANHA:
Aline Duarte Esteves
Jonatas Fernando Dorta
Maria Nogueira dos Santos Teixeira
Mauro Matheus
Rosires Lima Farias
Silvana Gomes Soares
Silvia Regina Gama
Valéria Costa

Hoje: Jonatas está contando com você!

Jonatas Dorta precisa do seu apoio na petição «Rodrigo Fernandes: Nos ajude a pedir que a Uniesp cumpra o programa Uniesp paga». Junte-se agora a Jonatas e mais 89 apoiadores.