Abaixo-assinado encerrado

ROCK IN RIO, APOIE A RECUPERAÇÃO DA LAGOA DE JACAREPAGUÁ

Este abaixo-assinado conseguiu 874 apoiadores!

• O QUE ?

SOLICITAÇÃO PÚBLICA PARA O ROCK IN RIO  INVESTIR EM PROJETO DE INSTALAÇÃO DE ECOBARREIRAS NA LAGOA DE JACAREPAGUÁ.ESTA LAGOA , HÁ DÉCADAS É  VÍTIMA DO POUCO CASO COM O MEIO AMBIENTE E FICA LOGO ATRÁS DO EVENTO, ONDE ESTÃO AS BALSAS DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO DO “RIR”.

AS ECOBARREIRAS, SÃO UMA INSTALAÇÃO SIMPLES E DE BAIXO CUSTO, OPERADAS PELA FUNDAÇÃO RIO /ÁGUAS .ELAS SERVEM  PARA ESTANCAR O VOLUME DE  LIXO, QUE ENTRA PELOS ARROIOS PAVUNA E PAVUNINHA.  EVITANDO QUE SOFÁS, SACOS, PNEUS, PLÁSTICOS DE TUDO QUANTO É JEITO CHEGUEM AS MARGENS E SUFOQUEM OS MANGUEZAIS E OS BICHOS QUE ALI RESIDEM.

O LIXO QUE FICA PRESO NESTAS  ECOBARREIRAS É COLETADO ANTES QUE SE ESPALHEM DE FORMA DESCONTROLADA E EM GRANDES ESCALAS, COMO NAS FOTOS ACIMA.

ESTA MEDIDA É ESSENCIAL PAR A IR CONTROLANDO A SUJEIRA QUE AS LAGOAS AINDA  RECEBEM PROVENIENTE DO USO INDEVIDO DO SOLO, DA FALTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DE FISCALIZAÇÃO  E ACIMA DE TUDO, E MAIS IMPORTANTE: O ESGOTO IN NATURA POR FALTA DE SANEAMENTO ADEQUADO.

• POR QUE ?

INVESTIR  NESTE PROJETO, É UMA FORMA DO “RIR” COMPENSAR OS IMPACTOS AMBIENTAIS  CAUSADOS PELOS  ALTOS DECIBÉIS  PROVENIENTES DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO E DOS SHOWS  E DO CONSUMO E PRODUÇÃO EXCESSIVA DE LIXO QUE O EVENTO ACABA PROMOVENDO.

SABEMOS, QUE O “RIR”, APOIA CAUSAS AMBIENTAIS, COMO É O CASO DA AMAZÔNIA. POR ISTO, ACREDITAMOS QUE SE EXISTE ESTA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, É COERENTE COM SEUS PRINCÍPIOS, AJUDAR A CUIDAR E INVESTIR PRIMEIRAMENTE NO “QUINTAL” DO EVENTO. O “RIR” ACONTECE HÁ DÉCADAS AO LADO DE UMA DAS LAGOAS DO SISTEMA LAGUNAR DE JACAREPAGUÁ. A LAGOA QUE AO LONGO DESTAS DÉCADAS FOI NEGLIGENCIADA E ABANDONADA E AGORA ESTÁ EM ESTADO TERMINAL. O RIR PROVAVELMENTE PERCEBEU SUA DEGRADAÇÃO A OLHOS NUS. TODOS PERCEBEM. PELO CHEIRO E PELO ASPECTO. E ISTO EXIGE URGÊNCIA  EM AÇÕES DE RECUPERAÇÃO.

• COMO ?

O PROJETO DAS ECOBARREIRAS SÓ NÃO SAIU AINDA DO PAPEL DEVIDO A FALTA DE RECURSOS MUNICIPAIS.

PORTANTO, A PROPOSTA É QUE O “RIR”, REPASSE DIRETAMENTE À SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS PARA REALIZAR A ISNTALAÇÃO E OPERAÇÃO DESTAS ECOBARREIRAS,   PELO PERÍODO MÍNIMO DE 2 ANOS E QUE FAÇA AUDITORIA DO DINHEIRO QUE SEJA EMPREGADO PARA TAL PROJETO.

• QUANDO ?

É IMPORTANTE QUE SEJA FEITO DE IMEDIATO. PARA QUE ESTE ANO AINDA POSSA SER INICIADO O PROJETO. NÃO HÁ MAIS TEMPO A PERDER. ALGUMAS ÁREAS JÁ ESTÃO ASSOREADAS !

• ONDE ?

AS ECOBARREIRAS SERIAM INSTALADAS NOS ARROIOS PAVUNA E PAVUNINHA. … CADA UM NÃO TEM MAIS DO QUE 100 METROS DE BOCA. MAS DESTES 100 M, SAEM TONELADAS E TONELAS DE LIXO QUE PODEM SER BLOQUEADAS.

• QUEM ?

FUNDAÇÃO RIO ÁGUAS. IMPORTANTE A MÍDIA TOMAR CONHECIMENTO DO ASSUNTO E DO PROJETO PARA QUE SEJA ACOMPANHADO  PELA SOCIEDADE E SEUS RESULTADOS SEJAM VISÍVEIS .

• CONSIDERAÇÕES FINAIS:

AS MARGENS QUE ATUALMENTE POSSUEM ESTAS BARREIRAS, ESTÃO EM ESTADO DE RECUPERAÇÃO E MANUTENÇÃO CONTÍNUA, O QUE PERMITE O MANGUE E A FAUNA SOBREVIVEREM EM PAZ.É POSSÍVEL NOTAR A DIFERENÇA DO MANGUE E DAS MARGENS QUE TEM BARREIRA E AS QUE NÃO TEM. A OPERAÇÃO DIÁRIA PARA RECUPERAÇÃO E PROTEÇÃO DAS MARGENS, PREVINE O USO INDEVIDO DO SOLO.AS ECOBARREIRAS SÃO UMA PRÁTICA IMPORTANTE PARA ASSEGURAR A VIDA NAS MARGENS ATÉ QUE A SEGUNDA ETAPA MAIS IMPORTANTE SEJA FEITA PELO ESTADO: PLANO DE AÇÃO PARA SANEAMENTO E FISCALIZAÇÃO, IMPEDINDO QUE ESGOTO “IN NATURA”  VÁ PARA ÁGUAS.

CONCORDA ? ENTÃO ASSINE E APOIE ESTA CAUSA.

NOSSAS LAGOAS PEDEM SOCORRO !

“RIR” PARA NÃO CHORAR !

Hoje: SOSLAGOAS está contando com você!

SOSLAGOAS JACAREPAGUÁ precisa do seu apoio na petição «Roberto Medina: RIR APOIE A RECUPERAÇÃO DA LAGOA DE JACAREPAGUÁ». Junte-se agora a SOSLAGOAS e mais 873 apoiadores.