CRIAÇÃO DO CICLO III DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EC 115 Norte

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!

Desde 2015, a Escola Classe 115 Norte tem se empenhado na transformação de seus tempos e espaços escolares, de modo a concretizar os objetivos dispostos na legislação educacional brasileira. Neste sentido, a escola manifesta seu intuito de atender ao III Ciclo, a fim de tornar verdadeiramente exequível os objetivos e fins da escola, conforme disposto no marco legal nacional (Constituição Federal, LDBEN, ECA, PNE, DCN) e local (Currículo em Movimento).
Em consonância com o nosso Projeto Político Pedagógico, reforçamos nosso
comprometimento com:
• a promoção do desenvolvimento integral da pessoa, a formação para o exercício da cidadania e para o trabalho;
• o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
• a superação das desigualdades educacionais;
• a promoção da cidadania e erradicação de qualquer forma de discriminação;
• a melhoria da qualidade da educação;
• a ênfase de valores éticos;
• o princípio da gestão democrática da educação pública;
• a promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do país;
• a valorização de profissionais da educação;
• a promoção dos princípios do respeito e dos direitos humanos, diversidade e sustentabilidade socioambiental;
• o cuidado, a educação, o acolhimento, a escuta e apoio aos alunos e alunas;
• o desenvolvimento do aprendizado de pensar e agir, cuidar de si, do outro, da escola, da natureza e do planeta;
• o respeito e a valorização das diferenças;
• a construção de uma escola emancipadora e libertadora que promova a troca de saberes, a socialização e o confronto do conhecimento e de culturas;
• a promoção de diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na escola e fora dela;
• o desenvolvimento de cidadãos conscientes e compromissados com a transformação social.
• o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social das crianças, em condições de liberdade e de dignidade.
• o desenvolvimento da razão e a emoção, o senso crítico e a autonomia intelectual;
• o oferecimento de diferentes referenciais de leitura do mundo;
• o fortalecimento das aprendizagens;
• o protagonismo dos sujeitos da escola nos destinos da educação;
• a apropriação da cultura;
• o diálogo;
• a emancipação pelo conhecimento;
• organização escolar em Ciclos para as Aprendizagens.

A comunidade escolar também tem clareza sobre a necessidade de transformar o trabalho pedagógico a partir da lógica do processo, compreendendo “a necessidade de utilização de uma pedagogia diferenciada, sustentada no trabalho coletivo, na avaliação diagnóstica e formativa, que garanta as aprendizagens e a progressão de todos os estudantes matriculados nas Unidades Escolares”.
Nesse sentido, a Escola Classe já vem cumprindo efetivamente as normas da Secretaria de Educação de trabalho com ciclos de aprendizagem, conforme disposto nas Portarias 285 e 304, homologadas pelo Conselho de Educação do Distrito Federal.
A partir da demanda da comunidade escolar, em 2017 foi criada uma Comissão com representação famílias e professoras da Escola Classe 115 Norte que vem estudando a implementação do terceiro ciclo na escola. Neste ano, a Comissão foi expandida com o ingresso de crianças.
Conforme o disposto e considerando que a Escola Classe 115N possui espaço físico apropriado para iniciar o atendimento gradual do III Ciclo, sem ônus financeiro para a instituição, solicitamos desta Secretaria de Estado de Educação endosso para a implementação gradual do terceiro ciclo, a partir de 2019.
Essa decisão, pleiteada por esta comunidade escolar, é passo importante para a concretização do seu projeto político pedagógico, que vislumbra a transformação da escola em uma COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM.
A ampliação do atendimento do III Ciclo se justifica, também, pela dificuldade das famílias dos/as estudantes que deixam a escola encontrarem outra instituição, cujo Projeto Político Pedagógico esteja atualizado e em consonância com o projeto da nossa Escola Classe.

Hoje: Adriano está contando com você!

Adriano De Bortoli precisa do seu apoio na petição «roac@buriti.df.gov.br: CRIAÇÃO DO CICLO III DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EC 115 Norte». Junte-se agora a Adriano e mais 590 apoiadores.