Contra o Aumento da Tarifa em Cotia

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!

CARTA ABERTA AO POVO DE COTIA

Nós dos coletivos de Cotia nos manifestamos nesta carta para a redução da tarifa municipal que aumentou de R$4,35 para R$4,50 no dia 16 de janeiro, sendo avisados apenas um dia antes. Questionamos a falta de transparência com os dados que justificam o valor cobrado por alguns motivos:

1 - O contrato que a Prefeitura de Cotia tem com a empresa Viação Raposo Tavares, alega que precisam de 14 milhões de passageiros, porém, a empresa diz que houve um déficit de 11 milhões de passageiros no ano anterior. Mas não foi divulgado os dados comprovados e de quem fiscalizou a informação. Pois isto fere os princípios básicos da publicidade dos atos oficiais.

2 - Também não dados divulgados e comprovados em relação aos custos de manutenção que também justificaria o aumento. Além disso, os ônibus continuam com baixa qualidade, superlotados e o passageiros aguardam com muito tempo de espera.

3 - Os municípes de Caucaia do Alto e do Jardim Japão pagam pelo preço do valor intermunicipal, com valor também reajustado no dia 20 de janeiro, de R$5,00 para R$5,30. Mesmo estes bairros sendo parte da cidade, pagam um custo ainda maior para se locomover.

4 - Os cursinhos populares da cidade que realizam aulas gratuitas para vestibulandos, têm um déficit de alunos ao longo do ano, devido a alta tarifa da cidade e a falta de políticas públicas que viabilizem a transporte dos mesmos. O público-alvo são jovens de baixa renda, que deixam de estudar, por estes motivos.

5 - O aumento da tarifa impacta diariamente na renda mensal de cada família. Impossibilita os municípes de Cotia de conseguirem emprego fora da cidade, pois as empresas se recusam a pagar o valor total do transporte. O aumento impossibilitada a população se locomova pela cidade e consequentemente influencia na atividade econômica da cidade, diminuindo a receita.

Assinaturas:

RJR - Rebelião da Juventude Revolucionária