REVOGAR A DELIBERAÇÃO 03/2023, DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA PUC-SP (CONSAD)
REVOGAR A DELIBERAÇÃO 03/2023, DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA PUC-SP (CONSAD)
A importância deste abaixo-assinado

Nós abaixo-assinados/as, professores/as, estudantes, funcionários/as da PUC-SP e de outras Instituições de Ensino, bem como organizações da sociedade civil, movimentos sociais, profissionais e militantes, manifestamos nossa preocupação com a aprovação da Deliberação 03/2023, do Conselho de Administração da PUC-SP (CONSAD), com voto contrário da reitora, Profª Drª Maria Amalia Pie Abib Andery, e votos a favor dos dois secretários executivos da Fundação São Paulo (FUNDASP), mantenedora da PUC-SP, Pe. José Rodolpho Perazzolo e Pe. João Júlio Farias Junior. Reivindicamos a IMEDIATA REVOGAÇÃO da Deliberação 03/2023, pelos efeitos que provocarão no ensino e no projeto de universidade, expostos a seguir.
Essa deliberação posta em prática apenas três meses após a aprovação pelo Conselho Universitário das Ações Afirmativas da PUC-SP para contratação prioritária de docentes negros(as), altera radicalmente a relação contratual dos professores da graduação e da pós-graduação, de toda a universidade, recaindo, sobretudo, nas novas contratações de professores/as negros e negras, aprofundando violentamente a precarização das condições de trabalho, a desigualdade entre docentes e comprometendo o projeto PUC-SP de universidade justa, democrática e igualitária, que vem sendo historicamente construído pela comunidade puquiana.
A lógica que rege a deliberação do CONSAD 03/2023 é de contrato de hora aula disfarçada de contrato por tempo. Atualmente, a participação dos/as docentes em reuniões, comissões e grupos de trabalho e projetos de pesquisa tem por maioria professores(as) mais antigos(as) e brancos(as), enquanto professores(as) recém-contratados(as) e futuramente contratados sob a nova deliberação poderão ser alijados dessa participação e de tomada de decisões, comprometendo a cidadania acadêmica e o modelo democrático, inclusivo e isonômico pelos quais lutamos na PUC-SP.
Como a FUNDASP vai defender e efetivar uma educação antirracista, se a discriminação racial se fará presente nos próprios contratos dos seus/suas docentes, com brancos/as recebendo mais do que os/as pretos/as?
Pelo exposto, nos posicionamos CONTRÁRIOS À DELIBERAÇÃO 03/2023 e reivindicamos sua IMEDIATA REVOGAÇÃO.
São Paulo, agosto de 2023.
Abaixo assinado:
(Nome – qualificação profissional e/ou instituição, organização, movimento social)