Retorno imeditado do Programa Aprendiz Musical Niterói-RJ

Retorno imeditado do Programa Aprendiz Musical Niterói-RJ
Nós, alunos(as), pais e responsáveis, professores(as) e amigos(as) da cultura, fazemos esse manifesto para expor à população de Niterói nossa indignação com a atual situação do programa Aprendiz Musical nas escolas da rede municipal da nossa cidade. Após 21 anos de trabalho ininterrupto, que transformou o Aprendiz Musical num dos maiores e mais importantes programas de musicalização do país, a atual gestão não renovou o contrato do Programa o que causou uma interrupção abrupta sem precedentes na história da cidade e do Aprendiz Musical. São milhares de famílias afatedas das mais diversas formas pela ausência da continuidade do Programa, mas as principais consequências se resumem a crianças sem aulas e professores sem salários. Essa postura negligente contraria as repetidas promessas de campanha na última eleição, na qual o Programa Aprendiz integrou o plano de governança proposto. Promessas essas que fizeram o então candidato Axel Grael ter o amplo apoio da comunidade do Aprendiz Musical, famílias, escolas e profissionais, além de todos os niteroienses que entendem a Educação e a Cultura como algo fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade, especialmente para os jovens das escolas públicas. A Lei 7.739/17, declarou o Programa Aprendiz Música na Escola, criado pela Prefeitura de Niterói, como patrimônio cultural imaterial do estado.
Aqui estão nossas demandas, de acordo com o que foi prometido na campanha do Sr. Axel Grael:
- Imediato retorno das atividades do Aprendiz nas Escolas Municipais e nos centros de referência (Orquestras Juvenis, Coros, aulas de instrumento, teoria e percepção etc).
- Renovação dos contratos com os professores e funcionários do Aprendiz com contratos que englobem os 12 meses do ano.
- Pagamento dos salários desde janeiro de 2022.
- Entrega da nova sede do Programa.
- Expansão das atividades do Aprendiz para todas as escolas da Rede Municipal de Niterói
Todos esses pontos constam na campanha do Sr. Axel Grael, e não só não foram cumpridos, como hoje, na prática, não ocorrem as aulas do Programa Aprendiz Musical. Até 2021 o Aprendiz contava com mais de 30 profissionais, atendendo 3 mil alunos por ano, e a promessa era de atender 20 mil. Hoje, infelizmente, ele não atende oficialmente nenhum aluno. Os poucos professores que ainda ministram aulas e oficinas com as crianças, fazem esse trabalho extraoficialmente, nas suas casas ou online, e apenas por amor, uma vez que não estão sendo remunerados para tal.
Links para a plataforma de governo do Sr. Axel Grael: