VOLTA BACHARELADO EM HISTÓRIA UEPG

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!

Nós, acadêmicos do curso de Bacharelado em História, vimos, por meio deste, muito respeitosamente, solicitar o apoio de toda a comunidade universitária e externa para o reestabelecimento do vestibular e consequente manutenção do curso de Bacharelado em História da nossa Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Quando decidimos entrar na universidade, estudando História, nós o fizemos porque acreditamos na instituição e no curso. Tínhamos, e temos, ainda a plena convicção de que o conhecimento e a pesquisa em história são importantíssimos para o desenvolvimento de nossa sociedade.
Temos a certeza de que a História é imprescindível não somente para a plena compreensão de nosso passado, mas também é uma poderosa ferramenta para a atuação no presente e planejamento do futuro.
Sabemos que passamos por períodos sombrios em nosso país, onde as forças conservadoras querem reescrever a história, fabricando notícias falsas – as ditas fakenews, não só de nosso presente mas também de nosso passado.
Tais forças conservadoras e reacionárias visam atacar os serviços públicos, neles incluídos a universidade pública e gratuita. É do interesse dessas forças que a universidade pública definhe e se enfraqueça, constituindo-se numa senha para a privatização.
O fechamento de um curso dentro da universidade pública vai de encontro aos anseios do grande capital, o qual deseja que a educação não seja um direito socialmente referenciado para bem da comunidade, mas sim uma mercadoria que deve ser vendida no mercado e comprada por aqueles com recurso para tal.
O fim do vestibular para o curso de Bacharelado em História, com o seu consequente fim, dialoga ainda mais próximo deste ideário neoliberal, por ser um curso que ao estudar, investigar e disseminar a história, inevitavelmente, denuncia privilégios, corrupções e muitas vezes as causas dos problemas atuais. É de interesses daqueles que estão no poder que a História não seja explorada, esmiuçada, debatida, ensinada.
Nós humildemente solicitamos o apoio da comunidade para que o curso de Bacharelado em História da UEPG não seja encerrado. Que lutemos juntos pela educação, pelo conhecimento, pela pesquisa, pelo direito à formação cidadã não só dos universitários de hoje, mas daqueles que virão. Nós estamos aqui com este pleito não apenas por nós, mas em respeito aqueles que já nos antecederam e aqueles que com certeza virão manter acesa a chama do desejo de estudar e explorar história em nossa universidade.
Certos de seu apoio, externamos nosso sinceros agradecimento e reconhecimento.

#FICABACHARELADOHISTORIAUEPG

Hoje: Sabrina está contando com você!

Sabrina Alves precisa do seu apoio na petição «Reitoria UEPG: VOLTA BACHARELADO EM HISTÓRIA UEPG». Junte-se agora a Sabrina e mais 590 apoiadores.