Estudantes da Geografia contra o modelo remoto na FURG

Estudantes da Geografia contra o modelo remoto na FURG

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!
Com 200 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!
Guilherme Carlé criou este abaixo-assinado para pressionar reitoria e

Nós estudantes do curso de Geografia da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) decidimos nos opor a o Ensino Remoto proposto pela reitoria, bem como qualquer forma de continuidade das atividades que não contemplem à totalidade dos estudantes do curso.

Acreditamos que o EaD e o Ensino Remoto são ferramentas utilizadas para a exclusão das classes populares das universidades, uma vez que quem a idealiza pressupõe que todo aluno possui as estruturas básicas para a aplicação de atividades remotas (como acesso à Internet de qualidade, computador e celular próprio, ambiente adequado de estudo, entre outros) sem visualizar que definitivamente essa não é a realidade da maioria dos estudantes.

Para além disso, em uma situação de normalidade, o EaD possui taxa média de evasão de 26,3%, sendo que 85% destes no início do curso. Considerando que este modelo é semelhante ao Ensino Remoto, seriam centenas de estudantes abandonando seus cursos em virtude dos motivos expostos. Essa pode ser a realidade de muitos estudantes da Geografia. Ignorar isso é reforçar ainda mais a exclusão que a universidade promove aos alunos mais vulneráveis, permitindo que apenas alguns estudantes avancem, enquanto os que não conseguem se adaptar, atrasem ou não concluam a sua formação.

Normalmente, o ambiente universitário já é nocivo para muitos estudantes, levando-os a desenvolver ansiedade, depressão e outros transtornos psicológicos, além da situação de isolamento social, que por sua vez, também altera diretamente o estado psicológico de diversas pessoas. Levar as demandas da universidade para dentro de casa poderá agravar estes quadros.

Nós discentes do curso de geografia vemos o abaixo-assinado como mais uma ferramenta de resistência a imposição do ensino remoto e suas consequências e  procuramos pelo mesmo alcançar um número expressivo de assinaturas, e assim refletir o nosso posicionamento quanto a proposta da reitoria. 

 

 

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!
Com 200 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!