Colégio Pedro II: Levamos nas mãos o futuro de uma grande e brilhante Nação!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 7.500!

"Nós, discentes e egressos, servidores tecnicos e docentes, responsáveis e amigos do Colégio Pedro II abaixo-assinados, manifestamos nossa indignação com as declarações da Sra. Maria Inez Medeiros Belarmino, num vídeo publicado em 5 de junho de 2020, em sua página no Facebook, quando ao dirigir-se ao Ministro da Educação, afirmou que vinha do Colégio Pedro II, que no Colégio Pedro II não se ensina mais os alunos a cantarem o hino nacional,
que é do Colégio Pedro II que sai todo o "mau ensinamento" e, por fim, que representa os 14 mil alunos do Colégio Pedro II.

Esta senhora há algum tempo que ataca e tenta difamar o Colégio Pedro II e sua comunidade escolar, feroz e sistematicamente, inclusive registrado em audiências públicas. Portanto, parece pouco provável que ela venha de fato do Colégio Pedro II, principalmente por cada uma de suas afirmações ser diametralmente oposta à realidade dos fatos.
A missão do Colégio Pedro II é formar pessoas capazes de intervir de forma responsável na sociedade, através da promoção de uma educação pública de excelência, laica e inclusiva.
O fiel cumprimento da missão do Colégio Pedro II é verificado pelo quadro de egressos em 183 anos de história, que conta com muitos cidadãos ilustres que lutaram para a construção de um país cada vez melhor e mais justo.
A educação de excelência ofertada pelo Colégio Pedro II é reconhecida nacional e internacionalmente: seus alunos são destaques em atividades acadêmicas e culturais no Brasil e fora dele.
Todos os anos, milhares de candidatos (crianças, jovens e adultos), das mais diversas origens, inscrevem-se nos concursos e sorteios de acesso ao Colégio Pedro II. Certamente a elevadíssima procura reflete a certeza do acesso à educação de qualidade, gratuita, laica e inclusiva. Dentre todas as instituições que constituem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Lei n° 11.892/2008) o Colégio Pedro II é a única especializada na oferta de educação básica e de licenciaturas. E a especialização em educação básica é certamente o motivo da reconhecida excelência do Colégio Pedro II.
Os alunos do Colégio Pedro II não apenas aprendem a cantar o Hino Nacional. Eles aprendem sua história, seus autores e seu significado. Aliás, “Hino Nacional (autores e letra)" é um tópico permanente nos Pontos Nodais da disciplina de Educação Musical. Patriotismo no Colégio Pedro II não é apenas respeito formal aos símbolos nacionais: os alunos são ensinados todos os dias que têm, individualmente, a responsabilidade de defender e lutar pelo Brasil. O compromisso com o país é reforçado por outro hino, também de conhecimento obrigatório, o Hino dos Alunos do Colégio Pedro II, cujo primeiro verso é “Nós levamos nas mãos o futuro de uma grande e brilhante Nação”.
E por último, mas não menos importante: a Sra. Maria Inez não representa os mais de 14 mil alunos do Colégio Pedro II.
Exigimos a retratação de suas declarações (sem prejuízo de uma possível ação penal)."

#EuDefendoOCP2