Solicitação de Manutenção do Horário de Atendimento da Creche-UFBA

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!


Encaminhamentos da reunião entre a comissão de pais e a Pró Reitororia de Ações Afirmativas e Estudantis, que ocorreu no dia 24 de Julho de 2018.

Pauta:
1. Não concordância das usuárias do serviço creche com relação à alteração dos horários sinalizada pela coordenação da creche UFBA.
2. Incoerências com relação ao desligamento de crianças do g3 que pela idade ainda teriam direito a permanecer na instituição. Necessidade de esclarecimento e cumprimento das normas previstas quanto a renovação do serviço creche da criança em seu último semestre letivo.
3. Necessidade de melhor mediação e atuação do setor de psicologia da creche em algumas situações do cotidiano da própria instituição, na convivência interna e na permanência das crianças na creche.
4. Necessidade de respaldo institucional aos estudantes assistidos pelo serviço creche no que tange a relação com professorxs intolerantes às suas especificidades e inflexíveis quanto aos possíveis atrasos e faltas decorrentes desde o período de adaptação das crianças.

Comprometimentos da Pró-reitora com a pauta:
1. Reunião da Proae com a coordenação da creche para que haja uma exposição dos últimos fatos ocorridos, visto que a Pró-reitoria desconhecia as mudanças propostas. Para tanto, será solicitada nota técnica à coordenação da creche para mostrar os devidos respaldos legais e pedagógicos utilizados para embasar a alteração de horários imposta.
2. Suspensão imediata de qualquer alteração dos horários até que a nota técnica seja apresentada. Ainda assim, a alteração só se dará com a validade dos argumentos frente ao grande impacto que tais mudanças acarretarão no cotidiano da instituição, de seus usuários e as reverberações para os espaços da UFBA no qual estes estão inseridos.
3. Encaminhamento de questões específicas quanto à problemas com trancamento de disciplinas negados, problemas institucionais no trato discente - docente e demais questões correlacionadas com as ausências e atrasos em sala de aula de estudantes no período de adaptação de crianças assistidas pelo serviço creche e/ou discriminação por parte de docentes por conta de crianças estarem em salas de aula com suas mães.
* o encaminhamento será dado diretamente entre x estudante e a Pró-reitora via e-mail.
*esse canal está aberto para quaisquer necessidades que venham a surgir, ou que mesmo já sendo antigas não tenham sido encaminhadas.
4. Realização de uma reunião com mulheres grávidas e mães e pais da UFBA com a Proae para que juntas possam elaborar documento de recomendação para o trato das questões relacionadas à licença maternidade e necessidades especiais de mães e pais, visto que essas questões ainda não são orientadas nos documentos de regulamentação da instituição. O documento produzido será disponibilizado para todos os órgãos internos da instituição e servirá de respaldo para que mesmo sem a definição no regimento da UFBA as gestantes e mães e pais possam cobrar seus direitos perante à instituição.
* data a ser definida pela assistência social da Proae, comissão de mães e pais da creche e DCE.
5. Com relação às demandas relativas à psicologia da creche, foi solicitado documento que sinalize o que está sendo solicitado por parte dos usuários, o que está faltando nessa mediação, para que possa ser encaminhada as soluções a fim de aprimorar o serviço pela escuta do público que o mesmo se presta a atender.
6. Será emitida de forma acessível e material aos usuários a nota técnica que embase qualquer alteração que venha a acontecer. Ressaltando que caso haja realmente a necessidade de adequar os horários para cumprir com uma necessidade real, legal, embasada em estudos que indiquem e comprovem essa necessidade de delimitação temporal para promover o bem-estar das crianças assistindas, a Proae não discordará, nesse caso, dessas alterações, mas, construirá essas mudanças da forma menos prejudicial possível.
* por consenso as mães presentes também compartilham que caso haja essa necessidade não serão contra as mudanças.
7. Buscar informações quanto aos processos de aquisição de materiais da enfermagem e didáticos.
8. Retomar proposta já debatida a cerca do processo de desligamento das crianças assistidas, da mesma forma em que se faz o acolhimento inicial. Dentre as medidas da condução desse afastamento estão a indicação do último semestre em que a criança estará na creche já no momento do ingresso; orientações sobre creches públicas para onde essas crianças poderão seguir; acompanhamento psicológico familiar durante o processo de rompimento.

COMPROMETIMENTO DA COMISSÃO PARA COM A PROAE:
1. Formular documento com as pautas relativas à psicologia e decidir internamente qual a forma de proceder com essa mediação.
2. Formular documento com os relatos de inconformidades com relação às crianças do G3.



Hoje: Leandro está contando com você!

Leandro Nunes precisa do seu apoio na petição «Reitoria de Ações Afirmativas da UFBA: Solicitação de Manutenção do Horário de Atendimento da Creche-UFBA». Junte-se agora a Leandro e mais 20 apoiadores.