Pela recondução do Prof​.​º Leonardo Villela ao cargo de Decano do CCH Unirio!

Pela recondução do Prof​.​º Leonardo Villela ao cargo de Decano do CCH Unirio!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!


Estudantes, professores e técnico-administrativos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) vêm a público repudiar a absurda exoneração do Prof.º Leonardo Villela do cargo de Decano do Centro de Ciências Humanas (CCH), assinada hoje, 30/07/2020, pelo Reitor Ricardo Silva Cardoso, e exigir a revogação desse ato.

Leonardo Villela derrotou o Reitor nas últimas eleições para a Reitoria, vencendo a consulta feita entre toda a comunidade. Através de um golpe, Ricardo foi escolhido Reitor sem o aval de estudantes, professores e técnicos.

A gestão de Ricardo é marcada a cada dia por novas arbitrariedades. Foram meses sem a convocação dos colegiados superiores (Consuni e Consepe). Quando convocados, os Conselhos foram palco de atitudes anti-democráticas, do silenciamento de posições contrárias às da Reitoria e de privilégios concedidos, em termos de tempo de fala e possibilidade de inscrição, à Reitoria e seus aliados. Também é gritante a falta de respeito e de diálogo com as entidades representativas (DCE, ADUNIRIO e ASUNIRIO).

Agora, o Reitor promove aberta perseguição política contra o Prof.º Leonardo Villela, eleito para a Reitoria e para a decania do CCH, promovendo sua exoneração, sem nenhum tipo de processo administrativo ou avaliação por qualquer órgão colegiado, utilizando o lamentável erro do Prof.º Leonardo na última sessão conjunta dos Conselhos, quando ofendeu uma Conselheira. Ainda que grave o erro, pelo qual o Professor já se desculpou publicamente mais de uma vez, é absolutamente desproporcional e arbitrária a decisão de exonerá-lo. Fica evidente que a Reitoria se utiliza, de maneira oportunista, de uma situação excepcional, de um erro, para perseguir politicamente seu adversário.

Diante do exposto, nós, abaixo assinados, exigimos a imediata recondução do Professor Leonardo Villela ao cargo de Decano do Centro de Ciências Humanas (CCH).