Reitoria das FMU: Ouça os alunos.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!

À MAGNIFÍCA REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU

1.           No ano de 2015 a Laureate International Universities passou a ser a proprietária do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, sendo que em 2016, iniciou-se a transição e mudança gradual na governança da instituição. Pois bem.

2.           Apesar de entendermos eventuais situações desfavoráveis acarretadas por tal transição, é notória a mudança da visão da Instituição em relação aos seus alunos. Exemplifiquemos.

3.           No período aproximado de um ano da “administração Laureate” a Instituição falhou em cumprir prazos estabelecidos com os alunos, seja na divulgação de editais, de materiais para provas, de calendários entre outros.

4.           Tais problemas seriam mínimos, não fosse a total falta de comunicação entre instituição (alta direção), CAA’s, atendimento on-line e alunos. As informações que deveriam ser unificadas e disparadas de uma única vez, muitas vezes, são ditas de formas diferentes por cada um dos setores que o aluno procura.

5.           Se fosse utilizado o sistema de comunicados do Aluno On-line para disponibilização de tais informações, e não apenas a plataforma do site Informa FMU, a maioria dos problemas causados pelo desencontro de informações estaria solucionada.

6.           Além disso, a falta de clareza e facilidade em encontrar informações pelos alunos é um dos piores problemas da instituição atualmente. A falta de um canal único, operacional e acessível ao aluno é algo que se faz EXTREMAMENTE NECESSÁRIO, pois, não podemos, nós, alunos, ficarmos sem respaldo algum da instituição.

7.           Ressalta-se que se trata de um direito nosso, como alunos, sermos informados de tudo que nos afete, em tempo hábil, e com a maior publicidade possível. Não apenas um e-mail disparado de forma tardia a um grupo de alunos.

8.           As representações de alunos do curso, quais sejam, esta Representação Discente, o Diretório Acadêmico do Direito XIII de Setembro e a Associação Acadêmica Atlética XIII de Setembro, por si só, tentam e fazem seu melhor para atingir a todo o corpo discente, porém, nem sempre isso é possível.

9.           Esta Representação Discente é o canal oficial de voz dos alunos junto à coordenação do curso, Reitoria e onde mais se fizer necessário, mas mesmo contando conosco, é necessário que a faculdade tenha um sistema que funcione para o repasse e concentração de informações.

10.        A percepção do aluno, quando deparado por tais desencontros de informação é de que não há sequer uma comunicação interna da própria Instituição, entre seus departamentos e setores.

11.        Ao procurar a CAA o aluno obtém uma informação “x”, ao confrontar a Coordenação do Curso recebe a informação “y”, totalmente incompatível com a informação “x”, para, depois, receber da Secretaria-Geral, através do Informa FMU a informação “z”, que, não é compatível nem com a informação “x” e nem com a informação “y”. Queremos crer tratar-se de algo pontual, porém, não é.

12.        Além do mais, o atendimento eletrônico via site www.fmu.br é ainda pior, pois, após horas e horas de espera, se obtém uma quarta informação não dita anteriormente e que contradiz todas as demais.

13.        Caso isto não seja um problema considerável, nós não entendemos o que é. É necessária que seja feita uma reformulação na forma de comunicação com o aluno, urgente.

14.        A falta de comunicação eficiente é ainda mais sentida com os graves problemas que tivemos com a DP/ADAP de Férias, sendo que, conforme pedido anterior desta Representação não nos é crível ainda que uma instituição necessite por duas oportunidades diferentes alterar a data de prova e de lançamento de notas.

15.        Ressaltamos que o sistema atualmente adotado para realização das provas de DP/ADAP, sejam as regulares, sejam as de férias, tem trazido diversos problemas por si só para os discentes.

16.        As provas foram elaboradas de modo a conter questões em duplicidade na mesma prova de mesma matéria, além disso, os materiais de apoio para estudo, ou encontravam-se desatualizados ou estavam indisponíveis.

17.        Entende-se que a DP/ADAP em sistema EAD é uma facilidade aos alunos, porém, o sistema necessita ser aperfeiçoado, visando evitar danos aos alunos.

18.        Uma vez que tivemos problemas com a divulgação dos materiais tanto em 2016.2, quanto em 2017.1, e erros nas provas nos dois semestres.

19.        2017.1 foi ainda pior para os discentes, que iniciaram as aulas sem saber se irão ou não progredir de semestre com a realização das DP/ADAPs de férias. Ainda, temos as falhas em duas situações diferentes.

20.        A primeira falha notável foi o erro do sistema financeiro, ou novamente, a falta de comunicação entre setores, pois, o financeiro não acusou o pagamento de alunos e por consequência não transmitiu informações a Secretaria-Geral.

21.        Por sua vez, sem tal comunicação, alunos tiveram que por mais de uma vez comparecer as CAAs para regularizar suas situações, que já eram regulares, e ter seu direto a prova garantido.

22.        Além disso, tivemos uma grave falha do T.I em não liberar os materiais para estudo para os alunos dentro do prazo para a realização das provas. Além disso, houve o atraso no lançamento das notas no sistema e sua disponibilização para os alunos.

23.        Nesse contexto, a sequência de falhas supracitadas por si só, já é motivação o suficiente para que seja repensado o sistema de avaliação DP/ADAP a fim de se evitar prejuízos aos alunos.

24.        Por fim, considerando todo o exposto na presente, e nas demais manifestações apresentadas, esta REPRESENTAÇÃO DISCENTE, requer:

(i)       Sejam apuradas eventuais falhas internas na comunicação e sanadas;

(ii)       Seja repensado o sistema de avaliação DP/ADAP de modo a se evitar os erros constatados em 2016.2 e 2017.1;

(iii)       A mudança do Regimento das FMU para que sejam dado as provas de DP/ADAP o mesmo tratamento que dispensado as provas Unificada e Regimental.

Termos em que,

Pede Deferimento

São Paulo, 23 de Fevereiro de 2017

Matheus Duarte

Presidente da Representação Discente Noturna

Hoje: Representação Discente - Direito FMU está contando com você!

Representação Discente - Direito FMU precisa do seu apoio na petição «Reitora do Centro Acadêmico das Faculdades Metropolitantas Unidas - FMU: Reitoria das FMU: Ouça os alunos.». Junte-se agora a Representação Discente - Direito FMU e mais 1.067 apoiadores.