Vitória confirmada

Abaixo-assinado para sala de estudos CPDOC

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 68 apoiadores!

Carta aberta aos coordenadores de graduação, pós-graduação e diretor do CPDOC

Nós, alunas e alunos, graduandos e pós-graduandos da Escola Superior de Ciências Sociais (CPDOC/FGV), vemos por meio desta carta aberta indicar a necessidade de uma sala de estudos para nosso uso exclusivo e constante. A sede da Escola está no 14º andar, no entanto, as aulas são realizadas no 3º e 4º andar, nos quais não temos uma sala de estudos disponível, apesar de haver espaços que poderiam ser destinados para este fim. As salas de estudos do 4º andar eram, anteriormente, da EBAPE e foram diversas vezes por nós utilizadas, contrariando os usuários estudantes da EBAPE, que se incomodavam com a nossa presença.

Com a saída da EBAPE do prédio sede da FGV, acreditamos na possibilidade de remanejamento dessas salas a fim de comportar melhor nossos alunos de graduação e pós-graduação, pois as salas de estudos instaladas no 7º andar do Prédio Central e no 2º andar do Centro Cultural não dão conta da nossa demanda: ali há necessidade de reserva e dependemos da disponibilidade das salas para reuniões em grupo.

Nós, alunas e alunos, temos nos reunido semanalmente para atividades que giram em torno de nossos cursos: estudo em grupo, discussão de textos, projetos acadêmicos. Além disso, a Revista Mosaico, coordenada por alunos da pós-graduação, também realiza reuniões semanais sempre enfrentando contratempos de disponibilidade de sala e poucas cadeiras nas salas disponíveis.

É sabido que as outras Faculdades da FGV têm sala de estudos exclusivas aos alunos, então acreditamos que também somos parte dessa demanda. Acreditamos que haja espaço para nossa demanda, pois no próprio 4º andar temos 3 salas vazias antes utilizadas pelos professores da EMAP. Atualmente, apenas uma é utilizada pelos alunos do Diretório Acadêmico de Matemática Aplicada (DAMA) que irão ser transferidos para o 5º andar assim que as novas obras ficarem prontas, enquanto as outras estão vazias. Soubemos que no 5º andar teremos mais salas de estudos, mas que também parecem ser de uso do pessoal da matemática. No 3º andar, todo o espaço da EMAP também se encontra vazio por enquanto. Não sabemos quais são os planos da Fundação para esses espaços, mas reiteramos nosso pedido de sermos incluídos nessa reorganização da faculdade em prol de todos os alunos da graduação e da pós-graduação do CPDOC. O espaço físico agrega a nós o sentimento de pertencimento e integração e nos estimula a estudar mais e, consequentemente, aumentar a nossa produção acadêmica que eleva ainda mais o nível de excelência da Fundação. Além disso, vemos que outras entidades têm conseguido espaço fixo para suas próprias reuniões, como é o caso da Atlética que ocupa desde o dia 6 de outubro a antiga sala do diretório acadêmico de administração situada no 4º andar do prédio sede.

Contamos com a colaboração de vocês, coordenadores e diretor, a fim de levarem a nossa pauta adiante. E seguimos à disposição.

Rio de Janeiro, 10 de outubro de 2017.

______________________________________________

BEATRIZ KLIMECK GOUVÊA GAMA (Representante dos alunos pelo Diretório Acadêmico de História e Ciências Sociais Carlos Eduardo Sarmento (DAHCS) do CPDOC/FGV).

______________________________________________

FERNANDA DA COSTA AMARAL (Representante dos alunos pelo Diretório Acadêmico de História e Ciências Sociais Carlos Eduardo Sarmento (DAHCS) do CPDOC/FGV).

______________________________________________

GABRIELLE COSENZA DOS SANTOS (Representante dos alunos pelo Diretório Acadêmico de História e Ciências Sociais Carlos Eduardo Sarmento (DAHCS) do CPDOC/FGV).

______________________________________________

MATHEUS COSTA RIBEIRO LIMA CORRÊA (Representante dos alunos pelo Diretório Acadêmico de História e Ciências Sociais Carlos Eduardo Sarmento (DAHCS) do CPDOC/FGV).

______________________________________________

MAURÍCIO MARTINS DE SOUZA (Representante dos alunos pelo Diretório Acadêmico de História e Ciências Sociais Carlos Eduardo Sarmento (DAHCS) do CPDOC/FGV).

______________________________________________

PAULA CRISTINA CAMMAROTA CAETANO (Representante dos alunos pelo Diretório Acadêmico de História e Ciências Sociais Carlos Eduardo Sarmento (DAHCS) do CPDOC/FGV).

______________________________________________

RÔMULO PREDES MONTEIRO DA CUNHA (Representante dos alunos pelo Diretório Acadêmico de História e Ciências Sociais Carlos Eduardo Sarmento (DAHCS) do CPDOC/FGV).

______________________________________________

MARINA DE MELLO FONTANELLI (Representante Discente dos Mestrandos Acadêmicos do CPDOC/FGV)

______________________________________________

AGNES R SANTOS (Representante Discente dos Mestrandos Profissionais do CPDOC/FGV)

______________________________________________

REGIANE MATOS (Representante Discente dos Doutorandos do CPDOC/FGV)

Hoje: Regiane está contando com você!

Regiane Matos precisa do seu apoio na petição «regianematos89@gmail.com : Abaixo-assinado para sala de estudos CPDOC». Junte-se agora a Regiane e mais 67 apoiadores.