Abaixo-assinado encerrado

Reduzir e limitar o número de vereadores em municípios com até 15 mil habitantes!

Este abaixo-assinado conseguiu 122 apoiadores!

Acabar com gastos públicos inúteis e garantir que a democracia funcione. Juntos, podemos fazer mais para estas ideias importantes avançarem no Brasil. Sugiro um um primeiro passo: exigir limite de 5 vereadores para municípios com até 15 mil habitantes.

Atualmente, a Constituição prevê que cidades com até 15 mil habitantes possam ter 9 vereadores, muito para municípios tão pequenos. Faça as contas: o Brasil tem 5.570 municípios, e só 310 têm mais de 100 mil habitantes.

Se 50% dos municípios tiverem até 15 mil habitantes, são 2.785 cidades com 9 vereadores em suas Câmaras Municipais. Cortando o número de vereadores para 5, teremos uma redução de 12 mil vereadores em todo o país. Imagine que cada um recebe um salário de R$ 6 mil por mês!

Com a redução, haveria uma economia de 75 bilhões de reais no orçamento público! Este dinheiro poderia ir para a educação, a saúde, segurança pública...

>> Assine e divulgue para exigir redução no número de vereadores pelo Brasil

Além disso, a medida evita aberrações democráticas, como vereadores eleitos com número inexpressivo de votos, que facilita a existência de famílias e oligarquias que permanecem por décadas no poder, com interesses suspeitos. Em muitos desses municípios, os vereadores se reúnem poucas vezes no mês, com pautas vazias ou preenchidas com temas que não interessam à população.

A redução dos vereadores traria uma economia enorme e obrigaria as Câmaras Municipais a serem mais eficientes! Assine para exigir isso!

Hoje: Davilson está contando com você!

Davilson Bragine precisa do seu apoio na petição «Reduzir o número de vereadores em cidades com até 15 mil habitantes! Isso economizará bilhões de reais!». Junte-se agora a Davilson e mais 121 apoiadores.