Abaixo-assinado encerrado

Este abaixo-assinado conseguiu 87 apoiadores!

Nós, cidadãos e bibliotecários, representados pelas entidades civis identificadas, que firmam este manifesto, vimos expressar nosso profundo descontentamento pela gravíssima situação em que se encontram as Bibliotecas do Estado do Rio de Janeiro.

O objetivo desses espaços e os investimentos empreendidos com recursos públicos, advindos também do Ministério da Cultura, por si só, já deveriam justificar todos os esforços que, aparentemente, não foram empregados para garantir o pleno funcionamento desses equipamentos culturais tão necessários e essenciais a todos os que deles se beneficiavam direta ou indiretamente.

A Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro (Celso Kelly) é uma instituição centenária. Um espaço criado pelo imperador Dom Pedro II no ano de 1873 e guardiã de acervo raro na Seção Guanabarina (obras sobre o antigo estado da Guanabara). Após o projeto de modernização, em 2014, foi reinaugurada como Biblioteca-Parque Estadual.

As Bibliotecas-Parque – Centro, Manguinhos, Rocinha, Niterói e do Alemão – promoviam atividades culturais diversas, reuniam profissionais de diferentes áreas dedicados a fazer cumprir o papel social desses equipamentos culturais nas comunidades nas quais estavam inseridos, contribuindo para o atendimento das suas necessidades informacionais, educacionais e recreativas, promovendo o acesso à informação e ao lazer, favorecendo a pesquisa e a produção do conhecimento, propiciando melhoria na qualidade de vida dos cidadãos que vivem no estado do Rio de Janeiro.

Lembramos o manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas, de 1994: “A biblioteca pública – porta de acesso local ao conhecimento – fornece as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais”. Manter bibliotecas é assegurar ao cidadão o pleno exercício do direito de acesso e uso do livro e de outras fontes de informação.

Neste sentido, reivindicamos que a administração pública estadual e o Ministério da Cultura envidem todos os esforços necessários ao pronto e satisfatório restabelecimento e funcionamento das Bibliotecas-Parque do estado do Rio de Janeiro. Também queremos ser informados das ações realizadas visando à retomada desse serviço à população.

Hoje: Rede Bibliotecas RJ está contando com você!

Rede Bibliotecas RJ precisa do seu apoio na petição «Rede : Em favor da reabertura e pleno funcionamento das Bibliotecas Parque do Rio de Janeiro». Junte-se agora a Rede Bibliotecas RJ e mais 86 apoiadores.