Reconhecimento do PARQUE DO PERUAÇU como Patrimônio Mundial - Unesco. Apoie aqui!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 5.000!

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é candidato ao título de Patrimônio Mundial - Unesco e precisamos do seu apoio!

A unidade de conservação, localizada na região Norte do estado de Minas Gerais, foi criada em 1999 e possui área de 56.400 hectares, distribuídos entre os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões. O parque integra 140 cavernas, algumas descritas dentre as mais belas do planeta; abriga a maior estalactite do mundo, com 28 metros de comprimento; possui 80 sítios arqueológicos e pinturas rupestres com mais de 10.000 anos. Em seu território existe uma grande diversidade de fauna e sua vegetação possui desde a Mata Seca Atlântica até Veredas que vertem água durante todo o ano. O parque abriga ainda em seu complexo a tribo indígena dos Xacriabás.

O Peruaçu reúne todas as condições para conquistar o reconhecimento de Patrimônio Mundial nas categorias Natural, Cultural ou Mista; por isso há, em toda a Minas Gerais, uma grande mobilização da sociedade civil organizada, de mais de 50 entidades ambientais, entidades culturais e históricas, bem como de órgãos públicos que se unem com esse objetivo.

A conquista do Selo será de grande importância pois dará maior visibilidade nacional e internacional, incentivará a preservação ambiental, impulsionará o turismo, fomentará investimentos e a geração de empregos, fortalecerá a atividade econômica e a valorização cultural não só para Januária, Itacarambi e São João das Missões que são os três municípios que englobam o Parque, mas para todo o Brasil.

APOIE, ASSINE ESSA CAUSA!