NÃO A PRIVATIZAÇÃO DA COPEL E SANEPAR

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!

URGENTE: PROJETO QUE AUTORIZA PRIVATIZAÇÕES PODERÁ VOTADO AINDA HOJE

Os sindicatos foram informados, há pouco, de uma mudança na agenda de votação da Assembleia Legislativa – Alep, que coloca em votação em plenário, hoje, o projeto de lei enviado pela governadora Cida Borghetti no último dia 11, visando facilitar a privatização das empresas públicas paranaenses, bem como estabelecimento de Parcerias público-privadas, que comprometem o patrimônio público do Paraná.

O projeto foi colocado em tramitação em regime de urgência e já está aprovado na Comissão de Constituição e Justiça. A maioria governista quer aprová-lo ainda hoje na Comissão de Finanças e em primeira e segunda votação, em plenário. A votação em plenário estava prevista para amanhã, terça, 18/12. Mas foi adiantado às pressas, de modo a evitar uma discussão pela sociedade e mesmo na Alep.

Conforme já informamos na sexta, esse projeto foi encaminhado a pedido do governador eleito, Ratinho Jr, e redigido por sua equipe de transição, segundo divulgado oficialmente pelo Palácio Iguaçu. Como a próxima legislatura de deputados tem renovação de mais da metade dos cargos ocupados, estão considerando mais cômodo e fácil tramitar agora, sem que a população sequer seja informada dos riscos.

O deputado Tadeu Veneri declarou ao jornal Folha de Londrina, na edição de hoje, 17/12, que “o projeto é tão absurdo que permite que, por exemplo, Copel e Sanepar contratem Parcerias Público-Privadas sem o conhecimento do Estado e diz que o Tribunal de Contas não pode fiscalizar e dar parecer contrário penalizando os gestores”.

É muito diferente o interesse político dos governantes de ocasião, bem como o interesse dos investidores privados, do que podemos chamar de interesse social e interesse público. Bilhões arrecadados com a privatização podem facilmente ir para um ralo indistinto, sem que a sociedade seja beneficiada.

O fato é que os paranaenses merecem saber o que pretendem fazer com a joia da coroa, porque ela não é propriedade de um ou outro governo. É bem público.

Os sindicatos que representam os copelianos estão se mobilizando nesse momento para evitar a aprovação goela-abaixo desse projeto que consideram uma “carta branca” ao futuro governo para dispor sobre um patrimônio que é dos paranaenses.

Manteremos todos informados.

Vejam nos links abaixo a matéria da Folha de Londrina e também nossa matéria de sexta-feira sobre esse projeto:

Matéria da Folha de Londrina

Matéria de sexta do blog COLETIVO

17 de dezembro de 2018Deixe um comentário