Queremos que o metrô do Bixiga seja Estação SARACURA/VAI-VAI

Queremos que o metrô do Bixiga seja Estação SARACURA/VAI-VAI

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 5.000!
Com 5.000 assinaturas, é mais provável que esta petição apareça na mídia!
Mobiliza Saracura Vai-Vai fez este abaixo-assinado

À Promotoria do Patrimônio Público do MPSP,
À Promotoria Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, 
À Prefeitura da Cidade de São Paulo,
Ao Governo do Estado de São Paulo, 

Nós, abaixo-assinados, cidadãs e cidadãos, tomamos conhecimento de que foram encontrados materiais arqueológicos do Quilombo Saracura no Bixiga, bairro de origem negra e que foi local de resistência contra a escravidão, durante as obras da futura Linha 6 - Laranja do Metrô na cidade de São Paulo/SP. 

É nosso patrimônio cultural. Da população negra, mas do Brasil como um todo, porque a própria Constituição Federal de 1988 reconhece a importância e protege os locais onde são encontrados vestígios materiais sobre o passado e história dos antigos quilombos. É por isso que consideramos fundamental que o Poder Público e as empresas envolvidas atuem para assegurar: 

1.  A preservação do sítio arqueológico Saracura-14 Bis em seu local; 
2.  A suspensão das obras do Metrô até a formalização de um projeto de preservação dos achados históricos, evitando sua destruição, e de um projeto de educação comunitária que dê conhecimento à população sobre toda a riqueza cultural que resulta desse achado; 
3.  A construção de um memorial permanente na futura estação, que deverá ser batizada "Saracura/Vai-Vai", como medida de reparação histórica, e
4.  Que a curadoria e guarda dos vestígios arqueológicos fiquem sob responsabilidade de instituição especializada em história e patrimônio negro e luta antirracista, como o Museu Afro Brasil.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 5.000!
Com 5.000 assinaturas, é mais provável que esta petição apareça na mídia!