Queremos melhores estradas no Jalapão! #SOSJalapão

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!

O Parque Estadual do Jalapão, criado em 2001, tem 158 mil hectares e é conhecido  pela rica paisagem, uma natureza exuberante típica do cerrado, com dunas semelhantes às do litoral nordestino, fervedouros de nascentes de rios de águas cristalinas.

A região mais visitada do Jalapão se localiza próximo à cidade Mateiros, cujo acesso se dá pela rodovia TO - 255, desde Palmas, até Ponte Alta do Tocantins (135 km de asfalto ) até atingir o município de Mateiros (com 165 km de estrada de terra).

As condições da chamada "rodovia de terra" são tão ruins que apenas carros 4x4 conseguem percorrê-la numa velocidade que não ultrapassa os 30 Km/h, pois em grande parte não há nem uma estrada delimitada, e os veículos são obrigados a escolher o melhor percurso, desviando sempre da enorme quantidade de buracos!

O percurso torna-se extremamente cansativo, como um rally de aventura! Quando se está fazendo turismo pode-se fazer esse percurso, dependendo da disposição e das condições físicas das pessoas, mas a população em geral, como os habitantes de Mateiros e das comunidades quilombolas da região, sofre com o descuido da estrada.

São pessoas simples do campo, que vivem totalmente isoladas e dependem de alguém que dê carona quando precisam buscar algo na cidade vizinha mais próxima ou na capital.

Se houver necessidade de um atendimento médico emergencial não há como o cidadão ser transportado numa estrada nessas condições - certamente morreria nos primeiros 10 Km percorridos!

Por isso, exigimos que o governo melhore as condições dessa estrada, colocando fiscalizações de trânsito e asfaltando o local. Precisamos de mais segurança!

Hoje: Monica está contando com você!

Monica Ferreira precisa do seu apoio na petição «Queremos melhores estradas no Jalapão! #SOSJalapão». Junte-se agora a Monica e mais 371 apoiadores.