Queremos mais parques para cães e outros espaços petfriendly no Rio de Janeiro!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!

O Rio de Janeiro, com todo seu potencial turístico e reconhecimento de seus espaços naturais, deve investir na criação e manutenção de ambientes de convivência de pessoas e animais domésticos não só na Zona Sul da cidade, mas em todo o município. Gradativamente os shoppings, restaurantes e lojas criam ambientes petfriendly enquanto há abandono e descaso na manutenção de parques públicos com o modelo de Parcão (parques destinados a cães e seus donos).

Não dá para fazer turismo ecológico na companhia de animais uma vez que o Jardim Botânico, a Floresta da Tijuca e demais ''corredores verdes'' e trilhas da cidade VETAM sua presença! O acesso a praias e cachoeiras também é proibido, apesar de toda a pressão de donos de cães por meio de movimentos como #VaiTerCachorroNaPraiaSim.

Os modelos de Parcão, além de estarem predominantemente concentrados na Zona Sul, NÃO contam com uma manutenção/limpeza diária do local, não possuem segurança adequada para entrada e saída dos animais, além de regras de convivência, grama/árvores para refrescar o local, equipamentos de agility e muitas ainda possuem chão de terra batida (ao invés de cascalho), o que traz inúmeros inconvenientes para a saúde de pessoas e animais.

Ao analisar o tamanho da cidade e as particularidades de cada região, são escassas as alternativas petfriendly! A proposta do abaixo-assinado é uma intervenção integrada do poder público e sociedade civil na promoção de espaços coletivos seguros e bem cuidados para lazer, bem-estar e exercícios físicos na companhia dos nossos pets.

Hoje: Viviane está contando com você!

Viviane Lobo precisa do seu apoio na petição «Queremos mais parques para cães e espaços petfriendly no Rio de Janeiro!». Junte-se agora a Viviane e mais 612 apoiadores.