Vitória confirmada
Pressionando Ronaldo Fenômeno (membro do Comitê Organizador Local da Copa) Ronaldo e 7 outros

Queremos baianas e acarajés na Copa de 2014 #baianasnacopa

Queremos que a FIFA se comprometa com o Brasil, representado pelo ex-jogador Ronaldo, membro do Conselho de Administração do COL, a garantir espaços específicos ao redor dos estádios na Bahia para as baianas vendedoras de acarajés.

Uma resolução da FIFA proíbe qualquer comércio ambulante num raio de 2 km de todos os estádios da Copa do Mundo. Isso exclui vendedores de comidas tradicionais do Brasil. Eles 'permitem' os acarajés dentro dos estádios, mas não as baianas.

Sou presidente da Associação das Baianas de Acarajé e Vendedoras de Mingau (Abam), em Salvador, e trabalhamos todos os dias na salvaguarda de um dos patrimônios imateriais do Brasil, reconhecido pelo IPHAN, o "ofício das baianas de acarajé". Fazemos cursos, capacitamos, zelamos e orientamos essas mulheres desde 1992.

Claro que segurança, higiene e alimentação saudável devem estar entre as preocupações da organização de um evento tão grande e impactante, mas isso não pode ser influenciado por interesses de patrocinadores, como a rede McDonald's. Eles terão espaço garantido para seus hambúrgueres?

Já há uma comoção nacional em torno do assunto. Além de nós, o presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, Márcio Caires (Griô), também pressiona. A notícia já indignou pessoas por todo o Brasil. E agora queremos, através desta petição, que Ronaldo amplifique nossa voz para garantir que a FIFA ouça.

Este abaixo-assinado foi entregue para:
    Ronaldo
  • Diretor de Comunicação do Comitê Organizador Local da Copa
    Saint-Clair Milesi
  • Presidente da FIFA
    Joseph Blatter
    Aldo Rebelo
  • Secretário da Secopa Bahia.
    Ney Campello
  • Chefe de Gabinete da Secopa Bahia.
    Líliam Pitanga

Rita Santos fez este abaixo-assinado do zero e agora já venceu com 17.570 apoiadores. Faça você também um abaixo-assinado e mude o que você quiser.

Hoje: Rita está contando com você!

Rita Santos precisa do seu apoio na petição «Queremos baianas e acarajés na Copa de 2014 #baianasnacopa». Junte-se agora a Rita e mais 17.569 apoiadores.