Queremos acabar com a lei que proíbe a DEPILAÇÃO DE BARBA

Queremos acabar com a lei que proíbe a DEPILAÇÃO DE BARBA

Início
8 de setembro de 2022
Assinaturas: 9Próxima meta: 10
Apoie já

A importância deste abaixo-assinado

Iniciado por Depil Light

ABAIXO ASSINADO


Queremos a revogação da lei que proíbe a Depilação de barba com cera!
A RDC Nº. 211, de 14 de julho de 2005, proíbe desde 2005 a depilação de barba com o uso de ceras depilatórias. As Resoluções da Diretoria Colegiada (RDC’s) são normas regulamentares propostas pela ANVISA, visando garantir boas práticas por meio de padrões de qualidade de produtos e serviços.  Esta regra da vigilância sanitária está associada à anatomia do pelo masculino e feminino. 


Costumeiramente, os pelos femininos tendem a ser menos espessos, além de que dificilmente encontraremos um mesmo folículo com mais de um pelo. Vale ressaltar que a depilação do modo convencional causa micro lesões na pele para a saída do pelo. Sendo assim, é possível compreender que na barba, essas lesões são maiores, abrindo caminho para inflamações, infecções mais graves e hiperpigmentação pós inflamatória, visto que a pele do rosto fica mais exposta à contaminação de diversos tipos. Por estes motivos, a depilação de Barba com cera não é autorizada.

O que queremos destacar nesse Abaixo Assinado é que essa determinação é antiga, formulada antes dos consideráveis avanços tecnológicos no desenvolvimento de produtos, e das novas técnicas e métodos depilatórios. 
O segmento de cosméticos cresce de modo exponencial há anos, colocando no mercado diversos produtos que são aperfeiçoados com novas tecnologias e novas matérias primas, trazendo diversos benefícios para a saúde da pele.
Além dos avanços materiais, novas técnicas e métodos foram desenvolvidos, de forma a tornar a depilação de barba segura, desde que sejam utilizados produtos adequados, combinados com o uso de uma técnica eficiente.
Estima-se que no Brasil estão em atividade mais de 500 mil salões de beleza formais. Geralmente, os salões de beleza têm pelo menos uma depiladora em atividade, além das profissionais que atuam em estúdio próprio, desvinculados de salão de beleza, e outras milhares de profissionais que atuam no mercado informal. Portanto, o segmento de depilação exerce força econômica e movimenta a renda de diversas famílias do Brasil de modo relevante. A aprovação de nosso intento terá forte impacto no segmento de depilação, pois garantirá mais tranquilidade para os profissionais, que farão os procedimentos amparados pela lei, além de impulsionar a remuneração das profissionais, com a inclusão de mais um procedimento no portfólio das depiladoras.


A Depil Light, através de sua CEO, Delma Novais, desenvolveu o Método Pincel, qual seja um conjunto de técnicas e procedimentos de depilação que promovem menor impacto na pele, cuidados pré e pós depilatórios que incluem os preceitos de biossegurança e cuidados adequados à pele depilada, evitando vermelhidão, ardência e hematomas, além de uma sistemática de atendimento, visando maior segurança do cliente e dos profissionais de depilação, e melhores resultados dos procedimentos. Este conjunto de conceitos estão difundidos de forma oficial através do curso Depiladora 5 Estrelas Depil Light, em versões presencial e on line, além de vasto material publicado em seus canais de comunicação e mídias sociais (Instagram, Facebook e YouTube).
Deste modo, pedimos a participação de todos, principalmente dos profissionais de depilação, para que a RDC 211, de 14/07/2005 seja revogada.

Apoie já
Assinaturas: 9Próxima meta: 10
Apoie já