Que o dinheiro desviado pela corrupção seja revertido para Ciência!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!


Ciência, tecnologia e inovação, assim como a educação e saúde, são áreas repetidamente prejudicadas pelos desvios de verbas públicas, favorecimentos, enriquecimento ilícito e tantas outras ações ilegais escancaradas nos últimos meses.

No caso específico da ciência brasileira, cortes nos orçamentos dos últimos 3 anos, chamados eufemisticamente de "contingenciamento", estão causando prejuizos ao desenvolvimento do país.

Ciência, assim como educação, é investimento, não é gasto. Porém, o governo tem cortado de maneira sistemática os orçamentos para essas áreas.

Ciência requer investimento contínuo e qualquer descontinuidade no financiamento à pesquisa tem consequencias futuras gravíssimas. A descontinuidade do financiamento nos colocará numa curva descendente de produção científica e tecnológica, com prejuízo a diversas áreas, tais como educação, saúde, meio ambiente, agricultura, energia, entre outras.

Os desvios de dinheiro e demais atos ilícitos praticados por diferentes atores da sociedade, em especial a classe política, além de nos envergonhar como nação, ainda causam danos que poderão levar décadas para serem reparados.

Por entender que esses atos ilícitos são em grande parte responsáveis pela penúria em que se encontram os institutos de pesquisa e as universidades públicas estaduais e federais - onde a maior parte da pesquisa científica do país é realizada, foi que idealizei este abaixo-assinado para pedir que o dinheiro recuperado nas diferentes ações que vêm sendo desenvolvidas, seja devolvido para a sociedade brasileira na forma de INVESTIMENTO EM CIENCIA E TECNOLOGIA.

 



Hoje: Marimelia está contando com você!

Marimelia Porcionatto precisa do seu apoio na petição «Que o dinheiro desviado pela corrupção seja revertido para Ciência!». Junte-se agora a Marimelia e mais 1.383 apoiadores.