Protetor solar no SUS para todos!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!


Você sabia que o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil? Ele representa cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados e a previsão para 2019 é de 165 mil casos no país.

A forma mais simples de se prevenir é utilizando protetor solar, porém, nem todos conseguem pagar por isso. Os preços podem variar, entretanto, muitas vezes superam os R$ 30,00 – valor considerado do fator 30 – o que torna difícil o uso diário e faz com que muitos ignorem o hábito de se proteger dos raios solares.

Por estar diretamente relacionado à saúde e cuidados com a pele, os protetores deveriam ser distribuídos para todos, através do SUS. Em 2010, a Câmara chegou a analisar um projeto para a inclusão, porém, o assunto não foi mais discutido e não pode cair no esquecimento. Precisamos de protetores pelo SUS!

Atualmente, protetores são considerados cosméticos e são relacionados ao bem-estar, movimentando uma grande indústria, com grandes marcas internacionais envolvidas. Devemos lutar para que o uso do protetor vire um hábito e as pessoas consigam se prevenir. Protetor solar é caso de saúde!