Pela readmissão do regente Nelson Silva no Coral da PUC Campinas

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!

• Campinas é uma cidade extremamente carente de apoio a suas manifestações culturais. Por isso, causa preocupação quando um projeto importante é desmantelado. Neste final de ano, Nelson Silva, experiente regente que se tornou referência em canto coral na cidade, foi demitido do Coral do CCA da PUC Campinas.

À frente do trabalho musical desde julho de 2005, Nelson transformou o coral da PUC em um coro forte, que envolve seu público ao cantar com competência música a capella ou acompanhada por instrumentos, muitas vezes com arranjos especialmente elaborados por ele. Tal sucesso só foi possível por conta da dedicação e da competência de Nelson e pela continuidade do seu trabalho ao longo desses anos, o que é fundamental em se tratando de um coral, principalmente em um grupo que tem como uma das missões a formação de seus cantores, a grande maioria jovens.

Nelson leva o coro a apresentações pelo menos duas vezes por mês, dentro e fora da PUC. Trata-se de um movimento de divulgação cultural sério, de qualidade inquestionável. No ano de 2019, por exemplo, o coro se apresentou várias vezes dentro da universidade, mas também fora dela, como parte do trabalho de divulgação da Universidade. O coro cantou em igrejas, shopping centers, e em eventos como o XV Festival Unicamp de Corais, no Theatro Municipal de Paulínia, ou no Encontro de Corais de Itapira/SP. Por levar música de qualidade ao público, o trabalho que Nelson desenvolveu muito contribuiu para divulgar a imagem da PUC Campinas como apoiadora das artes.

O grupo, que encerrou suas atividades com 44 integrantes, manifestou surpresa e indignação com essa atitude dos dirigentes da universidade.

Por tudo isso, pedimos encarecidamente à Pró-Reitoria de Extensão da PUC Campinas que reveja essa triste decisão e que volte a apoiar a continuidade do trabalho de Nelson Silva como regente do Coral do CCA.