Abaixo-assinado encerrado

PREVFOGO BAHIA

Este abaixo-assinado conseguiu 142 apoiadores!

CRIAÇÃO DO PREVFOGO BAHIA

Ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado da Bahia e Assembléia Legislativa do Estado da Bahia.

Cidadãos, de todo o Estado da Bahia e da região da Chapada Diamantina propõem e solicitam de vossas senhorias “O PREVFOGO BAHIA.”

Os Brigadistas Florestais, são verdadeiros heróis, portanto precisam ser valorizados e remunerados!

Há qualquer sinal de fogo e fumaça, abrem mão da sua segurança e conforto do lar e partem para manejo do fogo e combater às chamas. Seu trabalho de um lado é sacrificante pelo esforço físico, utilização de ferramentas, abafadores e bombas d’água para conter as chamas, quanto pelas longas distâncias percorridas; mas do outro é gratificante, pois resguardam áreas ambientais, salvam a flora e fauna e protegem nascentes e cursos d’água. Portanto para além da proteção de áreas ambientais, os Brigadistas Florestais contribuem para melhorar a qualidade do ar e conseqüentemente a qualidade de vida do entorno.

“Tomando como exemplo a Chapada Diamantina, as Brigadas Florestais Voluntárias foram surgindo na mesma proporção que os incêndios foram se intensificando e atualmente é a única região do país, na qual a maioria das brigadas são essencialmente voluntárias. Nas últimas décadas a Chapada vem paulatinamente perdendo sua biodiversidade (composta por espécies endêmicas e conseqüentemente causando desequilíbrio ambiental), por práticas culturais, entre outros interesses, ao ponto de setembro a dezembro de 2015 ter sido devastada mais de Cinqüenta e um mil hectares de vegetação; o número equivale a aproximadamente 3.500 estádios do Maracanã. Do total, 15 mil hectares atingidos pelas chamas ficam dentro da Unidade de Conservação do Parque Nacional, que abrange Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras; os demais municípios de Rio de Contas, Piatã, Abaíra, Seabra, Morro do Chapéu e Barra da Estiva, também tiveram grandes áreas de preservação ou não que foram devastadas pelo fogo.

Historicamente na Chapada Diamantina não há contingente suficiente de Brigadistas contratados seja de prefeituras, PREVFOGO do IBAMA, bombeiros militares e bombeiros civis, portanto especialmente em 2015, os brigadistas florestais voluntários foram decisivos no combate efetivo, pois conhecem a região e trabalharam incansavelmente e ininterruptamente em esquema de plantão por aproximadamente três meses, o que causou uma comoção nacional transformada em solidariedade coletiva e campanhas de arrecadação de alimentos e EPI’S que manteve os trabalhos. Na ocasião, não pairou nenhuma dúvida que a contenção efetiva dos grandes incêndios para debelar totalmente o fogo em 03.01.16 se deu graças ao grande contingente de brigadistas florestais existentes, composto por aproximadamente 24 Brigadas. Se compararmos o número mínimo de 20 brigadistas por brigada chegaria ao dobro do efetivo de brigadistas remunerados, Bombeiros e Defesa Civil”.

Diante disso propomos o reconhecimento dos Brigadistas Florestais, que vem se doando completamente a missão pessoal de zelar pela região com a criação do PREVFOGO NA ESFERA ESTADUAL para todo o Estado da Bahia, com o objetivo de remunerar, equipar e manter as respectivas brigadas floretais principalmente para prevenção ativa quanto para combate. Para além disso, propomos também, realizar capacitações para prevenção, educação e conscientização ambiental, monitoramento nas áreas de riscos, fazendo da prevenção o atenuante para o combate.

Hoje: giva está contando com você!

giva chapada precisa do seu apoio na petição «PREVFOGO BAHIA». Junte-se agora a giva e mais 141 apoiadores.