Vitória

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 71 apoiadores!

Não foi acidente! A culpa pelo incêndio no Museu Nacional é da UFRJ, que foi incompetente em gerir um patrimônio histórico e cultural tão precioso. Lembrando que esse não é o primeiro prédio histórico sob gestão da UFRJ que sofre incêndio, a exemplo do ocorrido com o Palácio Universitário, em 2011. Desde então, já foram outros 6 prédios da UFRJ atingidos, sendo o Museu Nacional a mais recente vítima da negligência da UFRJ. Não podemos deixar o que sobrou do Museu Nacional sob guarda da UFRJ, posto que está mais do que provada sua incompetência para gerir tão rico acervo - dos quais 90% se perderam na tragédia do dia 2/9/2018. Destaca-se que o orçamento total da UFRJ aumentou de 2012 a 2017, mas o valor repassado ao Museu Nacional diminui a cada ano que passa. A solução para o problema começa com a transferência da gestão para a Agência  Brasileira de Museus - Abram, órgão criado pela MP 850 para administrar cerca de 30 museus brasileiros, dentre os quais o Museu da República, o Museu Nacional de Belas Artes e o Museu Imperial, todos no estado do Rio de Janeiro. Ainda que a UFRJ possa continuar a tendo acesso, para pesquisas, a gestão deve ser profissionalizada. Chega de  amadorismo, negligência e incompetência. (Foto: Reuters/Ricardo Moraes)

Hoje: Wilson está contando com você!

Wilson Konig precisa do seu apoio na petição «Presidente Michel Temer: Pela transferência da gestão do Museu Nacional - Quinta da Boa Vista da UFRJ para a Abram». Junte-se agora a Wilson e mais 70 apoiadores.