Abaixo-assinado encerrado

Presidente Dilma: garanta a devolução de Marãiwatsédé aos Xavante!

Este abaixo-assinado conseguiu 4.820 apoiadores!


A desintrusão da Terra Indígena Marãiwatsédé (MT) tem sido aguardada há 20 anos pelo povo Xavante e por quem acredita no papel da Justiça diante das manobras falsas e inescrupulosas de políticos e ruralistas que apoiam a permanência de invasores numa terra cobiçada pelo agronegócio, entre os rios Araguaia e Xingu.

Queremos o seu apoio à luta dos Xavante para que os indígenas possam viver dentro do território que há mais de 14 anos lhes foi reconhecido. Políticos mato-grossenses propalam mentiras na imprensa, como a existência de 7 mil posseiros na área, quando a terra indígena está na verdade ocupada por grandes fazendas produtoras de gado e soja ilegais. O IBAMA, por exemplo, já realizou embargos em 132 mil hectares em Marãiwatsédé e aplicou multas que somam mais de R$ 100 milhões a esses fazendeiros. Cerca de 400 famílias de pequenos produtores rurais que vivem nas imediações da localidade conhecida como Posto da Mata foram identificadas pelo INCRA e terão direito a reassentamento, pois a Justiça entendeu que foram enganados por políticos que incentivaram a invasão da terra indígena, assim que os Xavante indicaram a reoucupação da terra, de onde foram retirados à força em 1966.

Apoiados por lideranças políticas do Mato Grosso no Congresso Nacional, na Assembleia Legislativa e no governo estadual, os invasores de Marãiwatsédé já se valeram de bloqueios de estradas, do recrudescimento de ameaças (inclusive de morte), e do convencimento da opinião pública se utilizando de informações falsas sobre o número de ocupantes não-indígenas, jamais checadas pela imprensa.

Confiantes no papel do governo e da Justiça na garantia da integridade física e territorial do povo Xavante de Marãiwatsédé, apoiamos a DESINTRUSÃO JÁ! 



Hoje: Campanha pela desintrusão da Terra Indígena está contando com você!

Campanha pela desintrusão da Terra Indígena Marãiwatsédé precisa do seu apoio na petição «Presidente Dilma: garanta a devolução de Marãiwatsédé aos Xavante!». Junte-se agora a Campanha pela desintrusão da Terra Indígena e mais 4.819 apoiadores.