Petition Closed

A desintrusão da Terra Indígena Marãiwatsédé (MT) tem sido aguardada há 20 anos pelo povo Xavante e por quem acredita no papel da Justiça diante das manobras falsas e inescrupulosas de políticos e ruralistas que apoiam a permanência de invasores numa terra cobiçada pelo agronegócio, entre os rios Araguaia e Xingu.

Queremos o seu apoio à luta dos Xavante para que os indígenas possam viver dentro do território que há mais de 14 anos lhes foi reconhecido. Políticos mato-grossenses propalam mentiras na imprensa, como a existência de 7 mil posseiros na área, quando a terra indígena está na verdade ocupada por grandes fazendas produtoras de gado e soja ilegais. O IBAMA, por exemplo, já realizou embargos em 132 mil hectares em Marãiwatsédé e aplicou multas que somam mais de R$ 100 milhões a esses fazendeiros. Cerca de 400 famílias de pequenos produtores rurais que vivem nas imediações da localidade conhecida como Posto da Mata foram identificadas pelo INCRA e terão direito a reassentamento, pois a Justiça entendeu que foram enganados por políticos que incentivaram a invasão da terra indígena, assim que os Xavante indicaram a reoucupação da terra, de onde foram retirados à força em 1966.

Apoiados por lideranças políticas do Mato Grosso no Congresso Nacional, na Assembleia Legislativa e no governo estadual, os invasores de Marãiwatsédé já se valeram de bloqueios de estradas, do recrudescimento de ameaças (inclusive de morte), e do convencimento da opinião pública se utilizando de informações falsas sobre o número de ocupantes não-indígenas, jamais checadas pela imprensa.

Confiantes no papel do governo e da Justiça na garantia da integridade física e territorial do povo Xavante de Marãiwatsédé, apoiamos a DESINTRUSÃO JÁ!

This petition was delivered to:
  • Presidente da República Federativa do Brasil
    Ilma. Sra. Dilma Rousseff
  • Ministro da Justiça
    Ilmo. Sr. José Eduardo Cardozo
  • Ministra-Chefe da Casa Civil
    Ilma. Sra. Gleisi Hoffmann
  • Presidente da Fundação Nacional do Índio
    Ilma. Sra. Marta Azevedo
  • Presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
    Ilmo. Sr. Carlos Guedes

Campanha pela desintrusão da Terra Indígena Marãiwatsédé started this petition with a single signature, and now has 4,858 supporters. Start a petition today to change something you care about.