Manifesto de pesquisadores em defesa do Censo Demográfico

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 35.000!

Na tarde desta terça-feira, 18 de agosto, o jornal Estado de S. Paulo revelou que o Governo Federal pretende cancelar o Censo Demográfico previsto para 2021, visando remanejar as verbas ao Ministério da Defesa.
O Censo Demográfico deveria ter ocorrido em 2020, o que não foi possível em função da grave crise de saúde pública. O adiamento do Censo de 2020 para 2021, como foi comunicado pelo IBGE na época, envolveu um acordo formal, no qual o orçamento reservado para o Censo seria utilizado para o combate a epidemia de Covid-19, em 2020, sendo garantido o retorno do valor ao IBGE, em 2021.
O rompimento desse acordo traz grave dano à sociedade brasileira. O Censo Demográfico é o mais importante levantamento das condições de vida do país, é peça essencial no planejamento e monitoramento das políticas públicas, pedra fundamental do sistema estatístico nacional e base legal para repartição de recursos públicos entre unidades da federação e municípios.
A não realização do Censo Demográfico implica um enorme prejuízo ao país, superando em muito o valor necessário para a realização da operação censitária.

Nós, abaixo-assinado, consideramos o Censo Demográfico imprescindível e nos manifestamos pela garantia do seu orçamento.