Igualdade nos Direitos Humanos. Mesmos meios nas Escolas de Condução para todos.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!


Falta de condições nas escolas de Condução?

No dia 31 de Julho de 2019 decidi encontrar-me com certas Escolas de Condução da Ilha de São Miguel, Açores.

Informo-me, quer pessoalmente quer por contacto telefônico, nas Escolas de Condução, sobre terem ou não carros adaptados para tirar a carta de condução.

E o que é que me disseram todas elas?

Lamento, mas não temos carros adaptados. Não há uma obrigação, segundo o Decreto de Lei (lei 40/2016) de adaptar as viaturas das Escolas de condução. Somente devem de haver condições nas áreas do estabelecimento para pessoas incapacitadas.

Deste modo, para tirar carta de condução teria que utilizar o carro pessoal e não teria direito a um instrutor a tempo inteiro, como um dito «normal» da aula de condução teria e somente deveria de ter aulas com um parente, por exemplo, que possua carta de condução.

Também, caso houvesse algum estrago durante este «treino», a escola de condução não possui seguro para cobrir os estragos e caso fosse um estrago causado por mim, nem o próprio seguro do carro o cobria.

Mas afinal em que mundo vivemos? Estamos num mundo em que os direitos iguais por toda a sociedade é SUPER importante e depois quando chegamos a casos destes, parece que esta «igualdade» desapareceu.

Não digo que seja uma incompetência das Escolas de condução, uma vez que elas seguem somente um estatuto do Estado (não há obrigatoriedade). Culpo o Estado de não ter pensado, também, nas pessoas incapacitadas porque, apesar de não serem inúmeros os casos, não deixam de existir.

Se realmente o Estado não faz nada em relação a isso, considerado uma total DISCRIMINAÇÃO porque somos pessoas incapacitadas mas não somos rochas para sermos desprezíveis.

É uma total VERGONHA o que está a acontecer em Portugal. Onde estão as condições iguais para todos? Não estão.

E nem venham dizer que existem diversos problemas de incapacidades, até porque, apesar de ser verdade, o Estado deveria de investir em PELO MENOS UM CARRO ADAPTADO por ilha pelo menos para não haver uma grande limitação. Não é uma necessidade, é um DEVER.

Mantenho, também, o destaque de que levarei este caso em frente... não por mim... mas por todas as pessoas que existem em PORTUGAL INTEIRO que possuem os mesmos problemas.

Observações: Antigamente poderia-se utilizar o carro pessoal contudo, nos tempos de hoje, já não é permitido e somente em casos especiais há a autorização (com as condições acima referidas). Este caso é correspondente a minha pessoa.

Brevemente mais atualizações.

Agradecia, também, a vossa partilha de modo a espalhar mais este assunto que é uma total discriminação perante as pessoas incapacitadas. Vamos lutar pelo direito de igualdade de meios.

Caso sendo acompanhado.