Geração Distribuída de Energia para TODOS

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 50.000!

Carlos Alexandre Evangelista
Carlos Alexandre Evangelista assinou este abaixo-assinado

Prezados amigos,

está em curso a revisão da Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL, que criou o sistema de compensação de energia e permite que qualquer cidadão brasileiro possa produzir a própria energia elétrica (solar fotovoltaica, biomassa, PCH, biogás, eólica, etc).

Isso traz inúmeras benefícios para o país, proporcionando a chance de 83 milhões de consumidores reduzirem os custos de sua “conta de luz” (fatura de energia), fomentando milhares de empregos qualificados, preservando o meio ambiente e colaborando para a expansão e estabilidade do setor elétrico. Tudo isso alinhado com a tendência mundial de sustentabilidade, descarbonização e empoderamento do consumidor.

Estamos vivenciando uma forte resistência de poucas empresas do setor elétrico, que controlam esse monopólio há décadas (a maioria de capital estrangeiro), e que não tem interesse na abertura do mercado e nem em permitir que todo cidadão brasileiro diminua seus gastos com a conta de luz. Querem eternizar o mercado cativo.

A ANEEL, que conduz esse tema, está prestes a modificar essas regras, fazendo que todo cidadão ou empresa que tenha GD (Geração Distribuída) deixe para as distribuidoras, de 28% a 50% da energia que injetar na rede, a título de “remuneração” do fio. Um valor desproporcional, descabido e totalmente contra a razoabilidade, tolhendo a livre iniciativa, algemando milhares de brasileiros ao monopólio de um mercado que atualmente possui uma das tarifas de energia elétrica mais altas do planeta.

A solução para isso é mostrarmos aos decisores, assim como a toda população brasileira, que há saídas mais plausíveis e exequíveis, que equilibram o setor, trazendo isonomia e sem imputar gastos desproporcionais ao cidadão que contribui com o pais, em especial, com o setor elétrico.

Também é preciso ter isonomia entre o ACL/ACR, assim como entre as fontes renováveis de energia .

Assine esta petição, pode fazê-lo com convicção e orgulho! Faça parte do grupo de brasileiros que lutam pelo direito de produzir a própria energia, contribuindo para o setor elétrico, melhorando a preservação do meio ambiente, e principalmente, gerando milhares de empregos, em um momento que o Brasil mais necessita de desenvolvimento sustentável, com crescimento econômico.

#GDparaTodos