PELAS AUTARQUIAS NA GUINE-BISSAU

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!
Carlos Uissa criou este abaixo-assinado para pressionar PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE GUINÉ-BISSAU e

Porque esta petição?

Porque é urgente descentralizar os poderes na Guiné-Bissau para acabar com as instabilidades cíclicas de luta pelo poder central que minam o desenvolvimento da Guiné-Bissau. Ora, passados mais de quatro décadas, a Guiné-Bissau continua a ser refém dum sistema de poder totalitário centralizado nos interesses partidários e de elites de Bissau. As eleições autárquicas, embora estão consagradas na lei base da nossa constituição e no próprio acordo de Conakry, ponto 6, alínea C, continua a ser negada este direito de eleger de forma direta um presidente nas nossas localidades. É o governo que escolhe e indica quem governa as regiões, sectores, secções sem que estes tenham um projeto e compromisso direto com a população local. E, como consequências, impossibilita o desenvolvimento local, deixando os cidadãos órfãos dum estado de direito e de infraestruturas.

Hoje em dia, na Guiné-Bissau, um jovem que termina 12° ano de escolaridade no interior do país é obrigado a emigrar para Bissau para frequentar a universidade, pois só existem universidades no capital. Viver fora de Bissau, atualmente é sinônimo de não ter acesso às boas escolas e universidades, todas faculdades estão concentradas na capital Bissau, o que impede a população do interior mais vulnerável de prosseguir com os estudos. Pois ir para Bissau estudar, exige custos elevados para alugar uma moradia, alimentação e pagar propinas. Isto segrega os cidadãos que vivem fora de Bissau o direito à educação superior.

Queremos autarquias na Guiné-Bissau, porque os contribuintes e os eleitores de localidades nos interiores são esquecidos depois das eleições legislativas e presidenciais sem cuidados mínimos de saúde deixando crianças, mulheres grávidas e população em geral abandonados a sua sorte;
Com as autarquias, cada cidadão passa a ser responsável pelo desenvolvimento da sua localidade ;
Com as autarquias teremos fim de instabilidade política e ambição de fazer parte do governo central;
Com as autarquias, cada político prova primeiro o seu “ saber fazer” e de servir nas localidades criando assim uma competitividade saudável de desenvolvimento entre autarcas /localidades.

Com esta petição o Movimento de Jovens pela Autarquia na Guiné-Bissau pretende:

1. Exigir o estado Guineense que conste no processo de revisão constitucional em curso a implementação das eleições autárquicas dentro de 2 anos, conforme as recomendações internacionais;

2. Exigir que seja permitido que qualquer cidadão nacional elegível possa participar livremente como candidato à um cargo de presidente da sua localidade, independentemente de filiação política ou conexão partidária;

3. Influenciar/pressionar aos nossos governantes a focarem energias em melhorar o sistema de saúde e educação nacional, em todas as localidades do País .

Assine esta petição, diga sim a descentralização do poder na Guiné-Bissau e melhoria de condições de vida das populações nas localidades.
Junta a tua voz à do povo Guineense que sofre nesse momento sem acesso a educação e sistema de saúde, assine esta petição.

MOVIMENTO DOS JOVENS PELAS AUTARQUIAS NA GUINE-BISSAU

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!