Ajude a incluir o dia 2 de setembro no calendário histórico nacional #FoiEla

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!

7 de setembro, Dia da Proclamação da Independência do Brasil. Não importa se o fato aconteceu exatamente como retratado no famoso quadro de Pedro Américo. Pode não ter sido tão pomposo, mas foi nesse dia, há 196 anos, que a nossa independência foi anunciada a todos, às margens do Ipiranga.

Independência ou morte. Estávamos oficialmente declarando ao mundo que não pertencíamos a mais ninguém. Independentes. Um dia inesquecível. Histórico. Tão importante quanto foi o dia 2 de setembro.

Nesse dia, no mesmo ano de 1822, a princesa Leopoldina assinava a Independência do Brasil. Sim, foi ela quem assinou o documento que nos separou definitivamente de Portugal. Sim, uma mulher, austríaca, corajosa e, acima de tudo, apaixonada pelo nosso país. Foi ela quem, como princesa regente, comandou o país interinamente quando Dom Pedro I estava em viagem. Foi ela quem, ao receber um ultimato vindo de Portugal, reuniu José Bonifácio e os outros ministros para tomar essa decisão.

Foi ela a primeira líder do Brasil independente. Cinco dias depois, uma mensagem dela chegou a Dom Pedro I, e ele então proclamou nossa independência.

No dia 2 de setembro, lançamos o movimento #foiela com o objetivo de fazer mais brasileiras e brasileiros saberem desse importante fato. Mesmo depois de muitos livros publicados, muita informação na internet e até uma novela, a grande maioria da população ainda desconhece essa história. Isso não pode continuar assim. Nossa independência não pode ser contada sem o nome Leopoldina. Queremos que esse fato seja valorizado e ensinado corretamente em todas as escolas. O dia 2 de setembro tem de passar a fazer parte da história.

Infelizmente, também no último dia 2 de setembro, o lugar onde foi assinada nossa independência pela princesa – o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, o antigo Palácio de São Cristóvão – foi destruído por um lamentável incêndio.

Coincidência trágica em um dia que deveria ser de celebração. Precisamos aprender a conhecer, preservar e valorizar nossa história. Sempre e de todas as formas. Que tal começar por reconhecer essa inestimável contribuição da princesa Leopoldina? Passe essa história adiante, informe-se sobre ela, questione como e por que ela permanece há tantos anos quase desconhecida.

Nosso movimento, o #FoiEla, tem o apoio do Grupo Mulheres do Brasil. É isento e apartidário.

Hoje: Eduardo Pereira está contando com você!

Eduardo Pereira precisa do seu apoio na petição «Presidente da Câmara dos Deputados : Apoie o movimento #foiela e ajude a incluir o dia 2 de setembro no calendário histórico nacional». Junte-se agora a Eduardo Pereira e mais 68 apoiadores.