PELO FIM DAS QUEIMADAS NA CIDADE DE HUMAITÁ

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!

O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o IPAAM na cidade de Humaitá (AM) sabem muito bem o que tem lhes rendido as campanhas feitas contra as queimadas, considerando-se que a queimada é crime ambiental, cujos efeitos danosos, atestados pelos profissionais a quem a população afetada acorre, atingem não somente a fauna e a flora (provocando a morte de animais e da vegetação), mas, sobretudo, causam e agravam as doenças respiratórias, a poluição atmosférica, o aumento da temperatura, o risco de acidentes com pessoas por conta das fumaças, principalmente nas rodovias BR-230 e BR 319, danos ao patrimônio, empobrecimento do solo e o pânico nas pessoas que se veem cercadas por fogo e fumaça.

Desta forma, leis precisam ser criadas para que os proprietários de terrenos baldios  sem qualquer atividade ao longo das vias públicas sejam notificados a fazerem a limpeza destes logo após o período das chuvas evitando que pessoas incomodadas com o mato ao lado de suas residências se transforme em viveiros de animais peçonhentos, razão pelas quais estes incendeiam o mato de um terreno que não lhes pertence (muitas vezes ainda com mata verde) alegando fazê-lo por questões de segurança para si e seus familiares.

Com estas desculpas, multas não são aplicadas porque o agente público que deveria aplicá-las acaba se tornando cúmplice do malfeitor por achar que as razões culturais que instigam tais atos devam ser entendidas por aqueles afetados que reclamam e cobram providências.

Assim, estamos propondo que a Câmara de Vereadores do Município de Humaitá faça uma audiência pública no auditório da UFAM com autoridades e profissionais das áreas de saúde, meio ambiente, educação e dos setores de fiscalização para, após amplo debate, aprovar uma lei que previna a população das práticas recorrentes das queimadas que se dão ano após ano entre os meses de julho e setembro, todos sob as mesmas alegações aqui já relatadas.

Se você acredita que, juntos (sociedade civil, poder público, órgãos de controle e fiscalização), podemos mudar esta situação, assine esta petição para que alcancemos 10.000 votos (um número que é superior a 50% do total de eleitores residentes hoje na cidade de Humaitá-AM).

Ficamos gratos pela sua adesão a esta causa. Assine e divulgue!