Declarem 14 de abril como "Dia Mundial das pessoas afetadas por Chagas"

0 personas han firmado. ¡Ayuda a conseguir 15.000!

Mercè Martinez
Mercè Martinez ha firmado esta petición

A proposta de declarar o dia 14 de abril como o Dia Mundial das Pessoas Afetadas pela Doença de Chagas será discutida durante a 72ª Assembleia Mundial da Saúde, a ser realizada no próximo mês de maio, em Genebra (Suíça).

Essa discussão é resultado de uma iniciativa da Federação Internacional das Pessoas Afetadas pela Doença de Chagas - FINDECHAGAS (http://findechagas.org/ fundada em 2010 e atualmente composta por mais de 20 organizações da sociedade civil de diferentes partes do mundo. Essa data foi escolhida para comemorar o dia em que o médico sanitarista brasileiro Carlos Ribeiro Justiniano Chagas diagnosticou pela primeira vez a infecção em uma pessoa, a menina Berenice Soares, em 1909 – há 110 anos!

Uma data globalmente reconhecida favorecerá a implementação e multiplicação de ações de informação, educação e comunicação necessárias para aumentar a conscientização e o conhecimento sobre a problemática de Chagas. Este será um grande passo para acabar com a indiferença e o estigma, e defender a garantia dos direitos das pessoas, incluindo a prevenção e a atenção sanitária em todo o mundo.

A proposta de um Dia Mundial para Chagas enquadra-se no seguinte contexto:

1) A globalização da doença e a consequente demanda de atenção à nível mundial, considerando que atualmente se estimam 8 milhões de pessoas infectadas e mais de 65 milhões em risco.

2) As estatísticas estimam que menos de 10% das pessoas com Chagas são diagnosticadas oportunamente e apenas 1% recebem o tratamento que necessitam.

3) A necessidade de informar e disseminar que a doença de Chagas não é sinônimo de morte, e também divulgar os desafios/obstáculos encontrados pelas pessoas que vivem com a doença.

4) Os desafios ligados à atenção integral da saúde para as pessoas afetadas, incluindo o diagnóstico oportuno, tratamento adequado, exames complementares e outros procedimentos, além de acesso aos medicamentos na atenção básica, secundária e terciária.

5) Estigma e discriminação ainda são uma realidade para a maioria das pessoas afetadas em vários âmbitos de suas vidas, como família, trabalho e vida social.

6) A importância de sensibilizar a opinião pública e os organismos governamentais nacionais e internacionais sobre a realidade que atravessa pessoas afetadas por Chagas, a partir de uma visão que combine as dimensões biológicas, psicológicas e sociais dessa problemática.

7) A necessidade de maior investimento em atenção integral para as pessoas afetadas, assim como para a implementação e manutenção de estratégias de prevenção e controle de todas as formas de transmissão.

8) A necessidade de aprofundar o apoio à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico, à informação, à educação e à comunicação, a fim de aumentar o conhecimento sobre essa problemática multidimensional e complexa.

 

Por todas estas razões, queremos chegar à Assembleia Mundial da Saúde com o maior número possível de assinaturas para mostrar a grande quantidade de pessoas no mundo que apoia nossa causa e faz sua parte para que o 14 de abril seja oficialmente instituído como o "Dia Mundial das pessoas afetadas pela doença de Chagas".

Muito obrigado!

 

 

A votação acontecerá no âmbito da Assembleia Mundial da Saúde, a ser realizada em maio na sede da Organização Mundial de Saúde (OMS), em Genebra.

A Federação Internacional das Associações de Pessoas Afetadas pela Doença de Chagas (FINDECHAGAS) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2009 na cidade de Uberaba (Brasil), graças à cooperação de instituições sensibilizadas com a doença de Chagas no mundo.

A Federação tem como objetivo principal a criação, promoção e divulgação dos princípios e diretrizes enunciados na Declaração de Uberaba, derivada da primeira reunião de associações de pacientes com doença de Chagas nas Américas, Europa e Pacífico Ocidental, realizada nos dias 20 e 21 de outubro de 2009 na cidade de Uberaba, Brasil.