HORÁRIO DE VERÃO

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!


HORÁRIO DE VERÃO

 

Respeitados os fundamentos que criaram e comprovaram os benefícios do horário de verão, cabe esclarecer que a realidade de hoje é diferente daquela que comportava o estabelecimento da referida mudança de horário..

 

Na época em que foi criado (início do século passado), o consumo de energia se restringia, quase que exclusivamente, na luz elétrica (filamento incandescente), mais tarde incluiu os motores, chuveiros, estufas e aparelhos de ar condicionados.

 

Atualmente, as indústrias, comércios, hospitais, escolas e repartições públicas, são os responsáveis pela maior parcela de consumo deenergia no País.

 

 Prova disso foi o apagão que ocorreu, a nível nacional, em fins de 2009; no início de 2010, quando as temperaturas chegaram a quase 40°, o pico de energia elétrica aconteceu no período das 16 horas; no Rio Grande do Sul, em 25/01/2011, ocorreu às 14 horas.

 

Como se vê, os maiores picos de energia elétrica ocorrem à tarde e não a noite conforme o que está preconizado nas planilhas utilizadas nos demonstrativos do horário de verão, onde é, hipoteticamente, calculada uma economia de 5%.

 

Além de ter-se tornado ineficaz, cumpre ressaltar os inúmeros inconvenientes que acarreta o horário de verão, entre outros se destacam:

 

1 - Alteração no quadro biológico com prejuízo na saúde das pessoas.

 

2 – Penaliza os operários e as crianças que estudam pela manhã, tendo de levantar cedo,

ainda escuro, aumentando o risco de segurança.

 

3 – Devido à sonolência provocada pela diminuição das horas de sono, aumenta os índices de acidentes de trânsito e de trabalho, com consequente redução do rendimento operacional.

 

Face ao exposto, propõem-se a revogação do ato que instituiu o horário de verão, a fim de manter-se um critério único do fuso horário, com isonomia entre os brasileiros de norte ao sul do País.

O ASSUNTO ACIMA FOI ENVIADO A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF EM MARÇO DE 2011 SEM SOLUÇÃO ATÉ A PRESENTE DATA.



Hoje: Ernani está contando com você!

Ernani Marimon precisa do seu apoio na petição «PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASILEIRA: HORÁRIO DE VERÃO». Junte-se agora a Ernani e mais 16 apoiadores.