Pela substituição de todos os NPAPIs dos sistemas web governamentais por HTML5

Já assinou 0 pessoa. Ajude a chegar a 100.


Há mais de 5 anos foi anunciado o fim do suporte aos sistemas NPAPIs pelos principais navegadores do mundo: Google Chrome e Mozilla Firefox. A consequência disso foi a perda de suporte a qualquer sistema que utiliza plugins NPAPI, como os famosos applets JAVA, necessários para poder acessar sistemas como a Conectividade Social da Caixa Econômica Federal, as contas do Banrisul e serviços necessários para cidadãos em diversos sites de prefeituras.

A sigla NPAPI significa "Netscape Plugin Application Programming Interface". Ou seja, é algo dos tempos das primeiras versões do Netscape Navigator do começo da década de 1990.

Como consequência os sistemas governamentais que utilizam NPAPIs, no lugar de migrar para sistemas que utilizem recursos HTML5 ou semelhantes, optaram por publicar múltiplas gambiarras sobre gambiarras que obrigam os usuários a procurar especialistas para adaptar os computadores, chegando ao ponto de tornar os navegadores vulneráveis e com problemas de renderização para acessar apenas um ou outro serviço que ainda utiliza essa tecnologia defasada.

Sistemas Web devem ter seu acesso facilitado até para pessoas mais leigas em informática, de forma que seja possível acessar os dados necessários com o mínimo de passos e resoluções de problemas causados por gambiarras.

Para acessar a Conectividade Social da Caixa Econômica Federal, por exemplo, é preciso fazer uso de um navegador descontinuado que ainda dá suporte a NPAPIs como o Internet Explorer, configurar meia dúzia de URIs como "confiáveis" no painel de configuração do Java, desinstalar todos os certificados pessoais exceto o que se quer utilizar no computador e outros passos desnecessários.

A reforma desses sistemas baseados em NPAPIs já está demasiadamente atrasada. Teria sido desnecessário publicar gambiarras atrás de gambiarras para os usuários poderem seguir usando esses sistemas se a adaptação tivesse sido feita dentro do prazo de 3 anos dado pelos desenvolvedores dos navegadores aos desenvolvedores de sistemas para web. Mas agora o prazo se esgotou e ainda assim os desenvolvedores dos serviços governamentais se recusam a adaptar os sistemas para a não-utilização de NPAPIs. É hora de melhorar isso.



Hoje: Fernando está contando com você!

Fernando Soder precisa do seu apoio na petição «Prefeituras Municipais: Pela substituição de todos os NPAPIs dos sistemas web governamentais por HTML5». Junte-se agora a Fernando e mais 4 apoiadores.