Abaixo-assinado encerrado

Responsabilidade e Planejamento no plantio de árvores!

Este abaixo-assinado conseguiu 388 apoiadores!

Nós, moradores da Vila Leopoldina, Bela Aliança, Vila Hamburguesa e City Lapa, fomos surpreendidos com a notícia de que no próximo dia 19 de Março seriam plantadas 300 mudas de árvores na avenida Gastão Vidigal, em frente à Cobasi. Em que pese o fato de todos sermos favoráveis ao aumento do número de árvores e áreas verdes na cidade, não podemos fechar os olhos para os diversos erros que tal ação traz consigo.

Primeiramente, não houve nenhum tipo de consulta pública aos moradores das regiões citadas, que são diretamente impactados por qualquer decisão tomada no local. Tampouco sabemos quais mudas são, e se são as espécies mais adequadas para o local: precisam ser de pequenos e médio porte, com raízes não muito profundas ou copas espessas (que crescem espremidas entre fios de rede elétrica).

Além disso, o local possui apenas 30 centímetros de terra e foi construído sobre asfalto. É, portanto, inadequado para o plantio de mudas de árvores.

Foi usado um mote ecológico, que tem forte apelo social, em lugar e momento inadequados. A região da avenida Gastão Vidigal sofre há bastante tempo de problemas como assaltos, consumo e venda de drogas, prostituição, ocupação desordenada do espaço público, iluminação precária, acúmulo de lixo, infestação de insetos e outros animais peçonhentos. A população pede, de maneira sistemática a resolução desses problemas.

Entendemos que, enquanto não for encontrada uma solução definitiva para os moradores de rua e usuários de drogas, as árvores (se vingarem) contribuirão para que eles construam e apoiem suas barracas e cabanas. E enquanto não houver melhorias na iluminação, a vegetação irá favorecer o esconderijo de criminosos, o que aumentará o número de assaltos e outras formas de violência urbana. Com frequência, os mesmos moradores de rua, ainda, incendeiam o canteiro central, seja por desavenças ou na construção de cabanas.

Sabemos que a prefeitura regional lida com uma equipe de poda reduzida para atender diversos bairro da Zona Oeste e que, comumente, temos quedas de energia, que demora dias para ser reestabelecida. Pedimos mais equipes ANTES de termos mais problemas.

Outro ponto a ser observado é a quantidade de mudas que serão plantadas num local muito pequeno, criando um adensamento, enquanto outras localidades poderiam ser premiadas de maneira mais inteligente.

É o caso do Parque Orlando Villas-Boas, fechado desde 2015 e que está contaminado por metais pesados, lodo de esgoto e outras substâncias, em algumas áreas, que podem provocar câncer. Além da área verde, a população perdeu espaço de lazer, a equipe de futebol americano que treinava no local foi desalojada e, por conta do abandono, há focos de Aedes aegypti. Sem contar no fenômeno das ilhas de calor, que assola o bairro.

Outro exemplo é a antiga garagem da CMTC, na avenida Imperatriz Leopoldina. A contaminação se dá por combustíveis (ali era uma garagem de ônibus) e por PAHs - Hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. Tanto no parque, quanto no terreno da avenida Imperatriz, as árvores serviriam para despoluição do solo.

Temos ainda o Parque Villa-Lobos e o Parque Cândido Portinari, cujas árvores estão em formação e vêm sofrendo com o verão, e diversas praças, em que tais mudas seriam muito bem-vindas.

Com este abaixo-assinado, pedimos que as mudas não sejam plantadas no canteiro central da Avenida Gastão Vidigal NESTE MOMENTO. Que elas sejam alocadas para outras áreas de mais necessidade nas regiões da Vila Leopoldina, Bela Aliança, Vila Hamburguesa e City Lapa.

Mais informações:

Hoje: Arlínea está contando com você!

Arlínea Arruda Botelho precisa do seu apoio na petição «Prefeitura Regional da Lapa do Município de São Paulo; Secretaria do Verde e Meio Ambiente: Responsabilidade e Planejamento no plantio de árvores!». Junte-se agora a Arlínea e mais 387 apoiadores.