Adiamento da prova de concurso público Teresópolis/RJ 21/02/2021

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!

O presente abaixo-assinado solicita o adiamento da prova de Magistério Teresópolis 2021 para data posterior, em que haja de fato biossegurança para todos os candidatos participarem do concurso. A cidade conta hoje com duas suspeitas de reinfecção e, até o presente momento, 4063 casos ativos de COVID-19, além de uma contagem de apenas 10 leitos de UTI e da aceleração do número de infecções e óbitos, de acordo com a última atualização do
painel COVID-19 Teresópolis/RJ. Além disso, há a nova mutação do vírus, mais infecciosa e provavelmente mais agressiva, que está se espalhando pelo Brasil e pelo mundo.

O local de aplicação das provas, mesmo que dividido em 28 locações diferentes na cidade de Teresópolis e em 11 pontos da cidade do Rio de Janeiro (de acordo com a Prefeitura de Teresópolis), gerará aglomeração e alto risco de contágio, tanto para os moradores da cidade quanto para os candidatos e suas famílias. São 15.000 inscritos no concurso. A circulação humana é justamente o que se precisa para que o COVID sofra novas mutações e possa se tornar mais letal e contagioso. Vale lembrar também que a capital tem todas as 33 instâncias administrativas em bandeira vermelha, e que Teresópolis decretou ontem (dia 28/01) medidas mais duras para a redução do contágio, até o dia 23 de fevereiro. Assim, é muito importante que, dentro dessas medidas, esteja também o adiamento da prova.

Ainda não há vacinas para todos os moradores, mas o plano de imunização já foi iniciado. Com a redução considerável do número diário de mortes e de infecções, a medida que a maior parte da população for imunizada, acreditamos estar mais protegidos e em segurança para a realização da prova. Em última análise, é importante lembrar que nesse mês de janeiro presenciamos o colapso dos sistemas de saúde da região norte, situação que pode se repetir nas demais regiões do país, se não houver um controle efetivo da circulação e aglomeração de pessoas.