AUXÍLIO AOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA CULTURA DA CIDADE DE TATUÍ-SP

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!
Com 200 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!
Trabalhadores e Trabalhadoras da Cultura criou este abaixo-assinado para pressionar Prefeitura Municipal de Tatuí

É de amplo conhecimento da sociedade o quanto o contexto pandêmico tem afetado a vida de trabalhadoras e trabalhadores da cultura. Uma área de atuação que provavelmente esteja entre as últimas a voltarem à normalidade, ou, ao menos, a conseguir reconstruir os caminhos para a subsistência de seus trabalhadores e trabalhadoras. É sabido também o quando a cidade de Tatuí é reconhecida como celeiro de novos artistas, intitulando-se, inclusive, como capital da música.

Ocorre que em situações emergenciais como a que estamos vivendo, em que artistas de diversas linguagens têm passado por dificuldades extremas, com a falta de recursos financeiros mínimos que garantam alimento e moradia digna, é preciso que o poder público assuma sua responsabilidade quanto ao auxílio de uma classe que, entre tantos méritos, contribui diretamente para que a cidade de Tatuí mantenha-se com o título de Município de Interesse Turístico.

Se a existência de um número relevante de trabalhadoras e trabalhadores da cultura traz ganhos diretos à toda sociedade tatuiana e, mais especificamente, ao próprio governo municipal - que recebe recursos destinados aos municípios de interesse turístico, pelo governo estadual -, faz-se mais que necessário que esse mesmo poder público municipal promova ações que garantam dignidade e possibilidades de subsistência a essa classe.

Por essa razão, cientes dos impactos de nosso trabalho no cotidiano de todas e todos moradores de Tatuí, seja por meio das artes visuais, do artesanato, da dança, da música, do teatro, do cinema, ou de qualquer outra manifestação artística, solicitamos junto à prefeitura municipal a realização de três ações emergenciais de auxílio. São elas:

1. A efetivação de um Auxílio Emergencial para Trabalhadoras e Trabalhadores da Cultura, a fim de garantir condições mínimas de subsistência ao longo do período em que atividades culturais presenciais estiverem impossibilitadas de serem realizadas.

2. Formulação e realização de Editais Municipais de Apoio à Cultura, possibilitando que trabalhadoras e trabalhadores das mais variadas frentes de atuação artística possam receber recursos: a) sem a obrigação de contrapartida - premiando o reconhecimento histórico de sua atuação junto à cidade; b) com a realização de contrapartida que possa ser desenvolvida através de plataformas virtuais ou radiofônicas; Com isso, não apenas se ampliaria a produção de conteúdo artístico em suas variadas manifestações, como também garantiria a manutenção de artistas individuais, grupos e coletivos residentes na cidade de Tatuí, reconhecendo suas trajetórias de serviços prestados ao município.

3. Formulação de cursos de capacitação para escrita e desenvolvimento de projetos culturais, a fim de subsidiar o desenvolvimento de tais ações junto a editais de cultura municipais e estaduais que venham a ser abertos ao longo do ano de 2021.

Sem mais, esperando que as demandas aqui expostas sejam atendidas e garantam o mínimo de dignidade a esse grupo de trabalhadoras e trabalhadores que tanto fazem pela cidade e que se encontram em situação crítica.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!