CONTRA Instalação de Posto de Gasolina na Adhemar de Barros (Rua das Gordinhas) em Ondina

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!

Nós, moradores, trabalhadores, empresários e demais cidadãos que utilizam os serviços públicos e privados de Ondina, por meio deste abaixo assinado, nos posicionamos CONTRA A CONSTRUÇÃO DE UM POSTO DE COMBUSTÍVEL EM UMA ÁREA PÚBLICA, mais especificamente, no canteiro central da Avenida Adhemar de Barros no Bairro de Ondina. Entendemos que este empreendimento particular não atende ao interesse da comunidade, pelo contrário, inviabiliza o amplo uso público existente. Além disso, PÕE EM RISCO A SAÚDE E A VIDA DAS PESSOAS que habitam e frequentam a localidade, desvaloriza os imóveis, DESTRÓI O MEIO AMBIENTE e COMPROMETE A ENTREGA DE SERVIÇOS À POPULAÇÃO, como os da Universidade Federal, de hospitais, escolas e clínicas mais próximas.

DETALHAMENTO:

Conhecida popularmente como "Rua das Gordinhas de Ondina", a Av. Adhemar de Barros possui em seu entorno diversas residências, clínicas médicas, o Hospital Veterinário da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Campus Universitário da UFBA, o Jardim Zoológico, o Palácio de Ondina, o Instituto Pestalozzi, entre outros. A Avenida vem sofrendo por conta de sérios alagamentos, engarrafamentos constantes e um grande descaso por parte da Prefeitura Municipal de Salvador. O local público cedido para a instalação do posto de combustível fica situado sob um rio canalizado, que faz parte da Bacia Hidrográfica de Ondina, sendo responsável pelo escoamento subterrâneo das águas de chuva e de outros afluentes da Bacia. Portanto, a instalação do posto de combustível pode agravar os alagamentos, aumentar os riscos à vida das pessoas e ao meio ambiente, trazer prejuízos ao patrimônio e aos serviços públicos e privados prestados na região (como, por exemplo, aulas e outras atividades da UFBA, Clínicas, Instituto Pestalozzi etc.).

Afora isso, além do grande fluxo de pessoas que transitam no local, o canteiro central da Adhemar de Barros é utilizado pela população para passeios, caminhadas, atividades físicas etc. Assim, a instalação do posto de combustível no local, também irá comprometer o amplo uso público existente. Nesse sentido, cientes que a Adhemar de Barros tem grande importância para a Sociedade Baiana, inclusive por seu valor ambiental e cultura, refutamos a instalação de um posto de combustível nesta região e ratificamos a necessidade de revitalização do canteiro central dessa avenida pelo poder público, com a instalação de equipamentos para o bem estar e saúde da população, como aparelhos de ginástica, ciclovias, pistas de caminhada, jardins e praças.