0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!

Este abaixo-assinado visa a impedir a eliminação de árvores e a descaracterização da Praça Dr. Garcia Coutinho, para a construção de banheiros públicos no local. Esta praça faz parte do principal conjunto arquitetônico, paisagístico e histórico de Pouso Alegre/MG (no eixo central/ região do “Marco Zero”) e está localizada atrás da Catedral Metropolitana – o principal “cartão postal” da cidade –, na subida para a Avenida Getúlio Vargas.

De acordo com o Vereador Rodrigo Modesto, na Tribuna da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Pouso Alegre, no dia 02/04/2019, o projeto está aprovado e o processo de licitação para a construção dos banheiros já está sendo providenciado e deverá ocorrer nos próximos dias. Nas redes sociais, o Vereador Rodrigo Modesto afirmou que “o local indicado será a Praça Getúlio Vargas” (e vale, aqui, a nossa observação de que a identificação está equivocada, pois a correta denominação é Praça Dr. Garcia Coutinho).

É inaceitável que canteiros, jardins e praças (já tão escassos) sejam invadidos por lixeiras, banheiros, mau cheiro, muros e construções. A redução das áreas das praças e a destruição dos patrimônios que embelezam a cidade e são referências históricas – para, nestes locais, construir prédios públicos –, é um grande erro da gestão municipal. Substituir áreas verdes por alvenaria é estar contra os objetivos de desenvolvimento sustentável pelos quais o planeta vem se empenhando.

De acordo com os inúmeros estudos, os benefícios proporcionados pelas áreas verdes urbanas levam a uma economia três vezes maior do que o custo de manutenção destas áreas. O impacto econômico é altíssimo.

As árvores exercem funções essenciais para a saúde da população e para o meio ambiente. Elas proporcionam: conforto térmico (pela melhoria das condições de umidade e temperatura); redução da matéria particulada (um dos piores tipos de contaminação); ar fresco e limpo; diminuição da poluição sonora; bem estar físico e psicológico aos cidadãos; equilíbrio ao ecossistema (local de alimentação, reprodução e refúgio para a fauna); um cenário de beleza; entre outros. A arborização urbana constitui, atualmente, um dos mais importantes investimentos em saúde pública e uma das principais metas das políticas globais para o desenvolvimento sustentável.

O sonho dos comerciantes de Pouso Alegre não é banheiro público e, sim, áreas limpas, agradáveis, seguras, ordenadas, sinalizadas e com infraestrutura adequada (saneamento, escoamento de água, pavimentação, mobilidade urbana...). É o oferecimento de incentivos fiscais, desburocratização, cursos de capacitação de profissionais e a valorização e o fortalecimento do consumo local.

Os banheiros públicos precisam estar disponíveis nos prédios públicos já existentes ou serem estabelecidos em locais que não impliquem na eliminação de unidades arbóreas, na redução e descaracterização das áreas das praças, no comprometimento dos patrimônios arquitetônicos, paisagísticos e históricos da cidade.

A Praça Dr. Garcia Coutinho (que, infelizmente, já sofreu tantas interferências negativas) – bem como as demais praças da cidade – merece ser revitalizada: mais árvores, flores, limpeza, bancos e segurança. Custamos a acreditar que, ao contrário disto, exista um projeto, aprovado, para transformar o local em sanitário público. Ao lado de importantes bens tombados e em desacordo com as leis, vamos assistir à transformação da Praça Dr. Garcia Coutinho em uma área semelhante à existente, atualmente, na Avenida Duque de Caxias (em que os jardins foram substituídos por concreto – fruto de uma trágica intervenção urbanística)?!

Os “Amigos da Praça João Pinheiro – Pouso Alegre MG” saem em defesa da Praça Dr. Garcia Coutinho e contam com o bom senso da gestão pública e com o apoio de toda a população para impedir tal projeto desastroso e, portanto, inadmissível.

Hoje: Ana Maria está contando com você!

Ana Maria Guimarães Garcia precisa do seu apoio na petição «Prefeitura Municipal de Pouso Alegre : Contra a construção de banheiros públicos na Praça Dr. Garcia Coutinho - Pouso Alegre MG». Junte-se agora a Ana Maria e mais 397 apoiadores.