Melhorias no Transporte Coletivo de Campinas

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!


  Destinado à Prefeitura Municipal de Campinas e Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec)  

   Nós alunos do 8° ano do Instituto Educacional Crescer por meio desta petição, exigimos melhorias nas condições de transporte coletivo, para os usuários deste, principalmente aos trabalhadores que usam este meio para trabalhar diariamente.

   Como dito anteriormente, sabemos que há vários trabalhadores que usam o ônibus como meio de locomoção. Assim como também há muitas reclamações por parte dos usuários desse transporte, tais como:

   As más condições dos ônibus que frequentemente estão sujos, em más condições de operação/manutenção e muitos extremamente lotados;

   A preparação e condução de alguns motoristas causa - nos espanto, pois não respeitam os sinais de trânsito, como também a falta de preparo para PCD (pessoas com deficiência). 

   Em países desenvolvidos é possível crer que os horários dos ônibus em suas paradas sejam respeitados; aqui, porém, muitas vezes são suprimidos, prejudicando o usuário

   Por último, mas não menos importante, a alta cobrança da tarifa de ônibus (tarifa de R$ 5,00 - segunda maior tarifa do País), tal preço afeta o custo de vida das famílias e impacta na arrecadação do município. Veja um exemplo: o litro da gasolina atualmente gira em torno de R$ 4,20. Com dois litros de gasolina é possível ir e voltar de um extremo da cidade ao centro. Para o ônibus coletivo pagamos o mesmo valor.

   O que já tem sido feito?

   Alguns desses problemas estão em processo de resolução. A Prefeitura Municipal de Campinas juntamente com o Governo Federal tem liberado verba para a construção do BRT (Bus Rapid Transport - Ônibus de Transporte Rápido) e seus corredores no município de Campinas com a finalidade de resolver parte dos problemas de mobilidade urbana.

   O que pode ser feito?

   Reiteramos que a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), junto com a Prefeitura Municipal de Campinas melhore a qualidade dos transportes coletivo do município tomando atitudes como:

  Melhorar as condições dos ônibus, como: limpeza, consertos, climatização e qualificação dos mesmos;

   Renovação periódica das habilidades profissionais dos motoristas;

   Extinguir os atrasos para que os usuários tenham previsibilidade;

   Redução no preço da tarifa.

   Nós pedimos sua ajuda para a resolução desse problema, assinando esta petição, pois há milhares de trabalhadores sofrendo com o nosso transporte que pode e deve ser melhorado, afinal somos pagadores de impostos e cidadãos.